25a AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS (RS)

Maior Degustação do Mundo

A 25a AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS revelou as novidades elaboradas nas diferentes regiões produtoras, de Sul a Norte do Brasil. Há 25 anos, o evento é promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) para apresentar o melhor da produção vitivinícola brasileira.

Prova às Cegas – Foto: Tatiana Cavagnolli

As provas iniciais ocorreram entre os dias 15 e 24 de agosto, numa forma de triagem com 335 vinhos inscritos, provenientes de 59 empresas localizadas em seis diferentes estados. Nesta seleção, 118 enólogos e especialistas escolheram as 16 amostras mais representativas da safra 2017 para serem apresentadas ao público na maior degustação mundial de vinhos de uma única safra. Os produtos devem chegar ao mercado no próximo ano.

Centenas de Degustadores Reunidos

O evento final foi realizado em Bento Gonçalves (RS) dia 23/09 e reuniu quase 1.000 degustadores, entre jornalistas, gourmets, enólogos, sommeliers e apreciadores em geral. Todas as provas foram realizadas às cegas, de acordo com as normas internacionais e sob a coordenação da Embrapa Uva e Vinho.

Jornalistas Degustadores – Foto: Tatiana Cavagnolli

A seleção foi dividida nas seguintes categorias:

– VINHO BASE PARA ESPUMANTE
– BRANCO FINO SECO NÃO AROMÁTICO
– BRANCO FINO SECO AROMÁTICO
– TINTO FINO SECO JOVEM
– TINTO FINO SECO

Parreiral – Foto: Ivanira Falcade

DESCRIÇÃO SENSORIAL DAS AMOSTRAS – *Termos utilizados pelos degustadores em seus relatos sob a análise

CATEGORIA – VINHO BASE PARA ESPUMANTE 

Amostra 379 – Chardonnay.
Visual límpido e brilhante, coloração amarelo palha esverdeado. No nariz é fino e elegante, de média intensidade aromática, tem notas frutadas (cítricos, maçã, abacaxi, pêssego, melão, manga), toque floral (flor de pessegueiro, rosas), ervas de quintal e notas de damasco e amêndoas. Em boca é elegante e harmônico, acidez média, corpo médio e bom volume de boca; apresenta notas de pêssego, ameixa amarela, frutas tropicais e boa persistência. Produtor – Domno do Brasil.

Amostra 392 – Chardonnay
Vinho de bela coloração, brilhante, límpido, com tonalidade amarelo palha e tons esverdeados. Nariz de intensidade média, fino, elegante, com notas de frutas cítricas e frescas (limão, maçã, pera, pêssego), notas florais delicadas (rosas brancas). No sabor apresenta acidez marcante, refrescante, gosto frutado (limão e maçã verde), final longo e delicado, com boa persistência. Produtor – Casa Valduga.

 Amostra 426 – Chardonnay/Riesling Itálico
Vinho de visual atraente, límpido, brilhante, amarelo palha com reflexos esverdeados. No nariz é delicado, fino, elegante, de média intensidade, com aroma de frutas cítricas (limão), abacaxi, carambola, notas de flores brancas (jasmim, flor de laranjeira). No paladar tem elegância, excelente acidez (equilibrada, marcante), corpo médio, sabor frutado (maçã verde), final de boca agradável e de boa persistência. Produtor – Chandon do Brasil.

ANV 2017 – Foto: Tatiana Cavagnolli

CATEGORIA – BRANCO FINO SECO NÃO AROMÁTICO

Amostra 105 – Chardonnay
Coloração brilhante, límpido, tonalidade amarelo palha com reflexos dourados e esverdeados. No nariz apresenta intensidade média, aroma de frutas maduras (abacaxi, pêssego, manga), com madeira bem integrada, carvalho, baunilha, manteiga, coco, banana. Em boca é intenso, equilibrado, untuoso, quente, com boa acidez, destacando notas de madeira, com carvalho bem marcado e persistência média. Produtor – Vinícola Cave de Pedra

Amostra 130 – Chardonnay
Vinho brilhante, atraente, com tonalidade amarelo palha, com toques esverdeados. Aroma elegante de intensidade média com notas frutadas e cítricas, abacaxi, pêssego, pera, melão e lima, notas florais (jasmim, flor de laranjeira), lembra banana e damasco. Paladar agradável, fino, corpo médio, com acidez marcante e notas frutadas de abacaxi e maçã verde, com persistência média. Produtor – Vinícola Almadén.

Amostra 136 – Riesling Itálico
Aspecto brilhante, cristalino, tonalidade amarelo palha com reflexos esverdeados. Aroma de intensidade média, elegante, delicado, fino, complexo com descritores frutados (pêssego, maçã, melão), cítricos, abacaxi, limão, leve toque floral (flor de laranjeira), notas de baunilha. No paladar é agradável, refrescante, equilibrado, acidez presente, com ataque doce (mel), cítrico, notas de baunilha, carvalho e persistência média. Produtor – Cooperativa Vinícola Aurora.

Jornalistas Degustadoras – Foto: Tatiana Cavagnolli

CATEGORIA – BRANCO FINO SECO AROMÁTICO

Amostra 164 – Moscato Giallo
Visual límpido e brilhante, amarelo palha esverdeado. No nariz é fino e elegante, destacando as flores brancas (jasmim, rosas brancas, flor de limoeiro), batata doce, frutas brancas, cítricos, abacaxi, mamão, pêssego e ervas de quintal. Em boca é equilibrado e elegante, fresco, com acidez equilibrada, ataque adocicado, corpo médio, notas de batata doce e cítricas, retrogosto lembrando papaia, com persistência média. Produtor – Cooperativa Vinícola São João.

Amostra 177 – Sauvignon Blanc
Coloração brilhante, límpido, amarelo palha esverdeado. Aroma intenso, fino, complexo, notas de frutas como maracujá, goiaba, pêssego, melão, mamão, notas florais(rosas), notas vegetais como broto de tomate, aspargos, ervas aromáticas, arruda, com boa tipicidade varietal.  O sabor acompanha o aroma, refrescante, equilibrado, com boa acidez, frutado (maracujá), retrogosto frutado e com persistência média. Produtor – Vinícola Fazenda Santa Rita.

Mesa de Comentaristas Convidados

CATEGORIA – TINTO FINO SECO JOVEM

Amostra 208 – Cabernet Franc
 Visual límpido e brilhante, com coloração vermelha rubi com reflexos violáceos, de média intensidade. No nariz é intenso e elegante, bastante frutado, com notas de frutas vermelhas e frutas do bosque, framboesa, cereja, amora, morango, ameixa preta, notas de especiarias frescas, amanteigado, couro e leve láctico (iogurte). Na boca é equilibrado, agradável e leve, acidez equilibrada e taninos macios, destacasse as notas frutadas, com corpo médio, bom volume de boca e persistência média. Produtor – Vinícola Salton.

Critério – Foto: Tatiana Cavagnolli

CATEGORIA – TINTO FINO SECO

Amostra 238 – Cabernet Franc
Visual brilhante e limpo, com coloração vermelho rubi, de tons violáceos e aspecto excelente. No nariz é bastante complexo, com notas de frutas vermelhas (framboesa) e negras (figo), notas adocicadas (calda de morango, mel, frutas maduras) e especiarias (cravo, canela, baunilha, pimenta) com leve tostado/defumado e mentol. Na boca é equilibrado e estruturado, com ataque adocicado, acidez equilibrada e taninos doces e marcantes, corpo médio, notas frutadas com madeira bem colocada, é persistente com retrogosto longo e macio. Produtor – Giacomin Indústria de Bebidas | Vinhos Hortênsia.

Amostra 281 – Cabernet Sauvignon
Visual intenso, brilhante, com coloração vermelho rubi e reflexos violáceos. No nariz é complexo de intensidade média, elegante, frutas vermelhas (cereja, framboesa) e negras (ameixa, amora, mirtilo). Notas doces (frutas em calda, caramelizadas, passas e geleia de frutas vermelhas), especiarias (baunilha, cravo, canela, pimenta) com notas de madeira, terrosas, toque vegetal, café. No paladar é equilibrado, potente com ataque doce, a acidez é equilibrada, com taninos marcantes, bom volume de boca, corpo médio, notas de frutas negras, especiarias, como a pimenta, e de boa persistência. Produtor – Guatambu Estância do Vinho.

Amostra 295 – Malbec
Visual intenso, límpido e brilhante, coloração vermelho rubi com tons violáceos, bastante convidativa. No nariz é intenso, com notas de frutas vermelhas (cereja) e negras (figo, mirtilo) e especiarias, notas de café, baunilha, chocolate, couro, tostado e defumado. Na boca é equilibrado e aveludado, com acidez marcante e taninos maduros/ macios, boa estrutura, corpo médio e bom volume de boca, lembra notas de frutas vermelhas e especiarias, baunilha, tabaco, e notas de madeira, com persistência média. Produtor – Vinícola Almaúnica.

Parreiral – Foto: Rodrigo Geisse

Amostra 316 – Merlot
Visual intenso e brilhante, coloração vermelho rubi com reflexos violáceos. No nariz, lembra frutas vermelhas e negras (amoras, ameixa), compota/geleia e especiarias, baunilha, licor de cassis, pimenta, couro, balsâmico, defumado, com leve vegetal, azeitona. Em boca é equilibrado e complexo, acidez pronunciada, com taninos marcantes, corpo médio, notas de sutil amargor e boa persistência. Produtor – Miolo Wine Group.

Amostra 332 – Tannat
Visual brilhante, vermelho rubi e violáceo intenso. No nariz é elegante, com boa intensidade, complexo, fino, frutado com notas de frutas negras (ameixa preta, jabuticaba), vermelhas (amora) e maduras, compota, especiarias (baunilha, cravo e pimenta preta), madeira bem integrada, notas de carvalho, toque vegetal e de café. No paladar é persistente, encorpado e estruturado, acidez marcante, correta, taninos presentes, com frutado e de boa persistência. Produtor – Vinícola Don Guerino.

Amostra 346 – Petit Syrah
Visual límpido e brilhante, com coloração vermelha rubi com tons violáceos, de intensidade média. No nariz tem intensidade média, destacam-se as notas de frutas vermelhas, amora, cassis, cereja, mirtilo, framboesa, jabuticaba, ameixa seca e especiarias ,cravo, canela, baunilha, pimenta, café; ainda notas de couro, mentolado e leve vegetal, ervas secas. Em boca é equilibrado e intenso, com ataque adocicado, boa acidez e estrutura, corpo médio e bom volume, notas  doces  e de especiarias,  taninos marcantes e equilibrados,  boa persistência. Produtor – Luiz Argenta Vinhos Finos.

Amostra 348 – Merlot
Visual límpido e brilhante, com coloração rubi/violácea bastante profunda, com intensidade média. No nariz tem intensidade média, como notas de frutas vermelhas (framboesa, amoras, ameixa), frutas em calda/secas, cereja e especiarias, pimenta, chocolate, cravo, café, baunilha, com tostado leve. Em boca é equilibrado e marcante, acidez equilibrada e certa doçura, com taninos macios e agradáveis, corpo médio, destacam-se as notas da madeira (chocolate, caramelo madeirado), com retrogosto longo e lembrando notas de café. Produtor – Casa Perini.

Comentaristas Convidados

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O RESULTADO OFICIAL DA 25a ANV – 2017

25a ANV 2017

PARA SABER MAIS 

IBRAVIN
Tels: +55 (54) 3538.3048 | +55 (54) 9.8135.0374
www.ibravin.org.br | www.facebook.com/vinhosdobr

EMBRAPA
Tel: +55 (54) 3455-8000
www.embrapa.br/uva-e-vinho

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENOLOGIA (ABE)
Tel: +55 54 3452.6289
www.enologia.org.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Martha Caus: +55 (54) 9.8111.4450 – imprensa@ibravin.org.br
Cassiano Farina: +55 (54) 9.9937.9027 – imprensa2@ibravin.org.br
Camila Ruzzarin: +55  (54) 9.9190.1392 –  imprensa3@ibravin.org.br

FOTOGRAFIA
Tatiana Cavagnolli: +55 (54) 99165-7148 – tcavagnolli@hotmail.com

25a AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS (RS)

ANV 2017 - 044 - EXTRA
ANV 2017 - 039 - EXTRA
ANV 2017 - 049 - EXTRA
ANV 2017 - 045 - EXTRA
ANV 2017 - 048 - EXTRA
ANV 2017 - 047 - EXTRA
ANV 2017 - 043 - EXTRA
ANV 2017 - 037 - EXTRA
ANV 2017 - 035 - EXTRA
ANV 2017 - 041 - EXTRA
ANV 2017 - 046 - EXTRA
ANV 2017 - 033 - EXTRA
ANV 2017 - 030 - EXTRA
ANV 2017 - 021 - EXTRA
ANV 2017 - 024 - EXTRA
ANV 2017 - 018
ANV 2017 - 013
ANV 2017 - 011
ANV 2017 - 007
ANV 2017 - 008
ANV 2017 - 031 - EXTRA
ANV 2017 - 005
ANV 2017 - 042 - EXTRA
ANV 2017 - 032 - EXTRA
ANV 2017 - 036 - EXTRA
ANV 2017 - 003
ANV 2017 - 026 - EXTRA
ANV 2017 - 020
ANV 2017 - 027 - EXTRA
ANV 2017 - 012
ANV 2017 - 022 - EXTRA
ANV 2017 - 016
ANV 2017 - 006
ANV 2017 - 050
ANV 2017 - 040 - EXTRA
ANV 2017 - 001
ANV 2017 - 028 - EXTRA
ANV 2017 - 004
ANV 2017 - 025 - EXTRA
ANV 2017 - 019
ANV 2017 - 014
ANV 2017 - 010
ANV 2017 - 002
ANV 2017 - 023 - EXTRA
ANV 2017 - 034 - EXTRA
ANV 2017 - 038 - EXTRA
ANV 2017 - 017
ANV 2017 - 051

 

Paulo Greca

JORNALISTA ESPECIALIZADO EM GASTRONOMIA E TURISMO - Parceiro no Portal BAND.com.br e colunista das revistas DROPSMAG - COOL MAGAZINE - BRASIL TRAVEL NEWS - MAIL: jornalismo@paulogreca.com.br

Você pode gostar...