A ESSÊNCIA DE CHAMONIX

Chamonix

Aproveite a fantástica viagem feita a Chamonix, na França, e pegue uma carona com os parceiros Heitor e Silvia Reali.

Texto e fotos por Heitor e Silvia Reali.

Quantas vezes você se enamorou de um lugar? Daqueles que deixam lembranças saborosas da culinária regional, da pegada forte dos esportes de montanha, ou do aconchego de um chalé ao lado da lareira curtindo um bom vinho? Por tudo isso a pitoresca vila de Chamonix, na França, incrustada no vale de L´Arve, e cercada pelo maciço de Mont-Blanc, sempre foi o destino favorito para o inverno europeu.
Chamonix - 002
Partindo de Paris de carro, após quatro horas, bastou olharmos para as primeiras sequências de imagens da cidade para termos certeza de estar num lugar privilegiado. Chamonix é abraçada por bosques selvagens, penhascos que dão vertigem, vinhas, pomares e montanhas que servem de moldura para um personagem refulgente: o pico nevado de Mont Blanc, com 4.810 metros de altura.
Chamonix - 003
Chamonix faz jus à sua reputação de beleza ímpar, sinônimo de férias com requinte ao qual se soma o clima de aventura. Ali circulam esportistas em bike, pratica-se treking, montanhismo, balonismo e paragliding. No Aiguille du Midi, a 3.842m de altitude, os mais arrojados se dedicam à escalada e ao esqui radical.
Chamonix - 004
Em busca do novo, começamos a caminhar tranquilamente pelas ruas dessa vila très charmant. Nosso olhar se fixa nas cores suaves dos edifícios em arquitetura típica francesa da Rue du Docteur Paccard e na Place du Triangle de L’ Amitié. Bisbilhotamos também as vitrines de lojas atraentes, que exibem looks contemporâneos, e outras com a última palavra em artigos esportivos. Uma boa parada é do tipo “um antes de Clark Kent e um depois”, quando se arranca a camisa e a troca por um traje que poderá nos transformar de pessoas normais para, no mínimo, um esportista radical.
Chamonix - 005
Silvia e eu fomos para Chamonix praticar montanhismo. Mas ahh… também somos filhos de Deus, e curtimos sua alta gastronomia que preserva tradições da culinária regional de Rhône-Alpes com toque moderno. Elaborada a base de produtos como o peixe Fera; os queijos reblochon feito de leite cru, ou o chevrotin, queijo de cabra de sabor pungente, além de embutidos, e por fim o chocolate roscaux du lac. Degustações primorosas em aulas de culinária alpina contemporânea podem ser agendadas em alguns restaurantes da cidade.
Chamonix - 006
Em Chamonix a gente até pode juntar gastronomia com hospedagem, como por exemplo o luxuoso mas ao mesmo tempo aconchegante, Hotel Hameau Albert 1º. É num cenário à luz de velas que o afamado chef Pierre Maillet propõe uma gourmandise de cinco pratos, e onde se podem degustar iguarias únicas para finalizar o dia. Ele inventou uma cozinha ‘pure et brut’, que olha para o absoluto à imagem da montanha que coroa o hotel. Sua adega é composta de 19 mil garrafas, entre as 620 referências de vinhos recomendadas em sua carta.
Chamonix - 007Nos renomados restaurantes Bistrot Chamonix, do chef Mickey Borndillat; ou no Servoz, dirigido por Georges de la Diosaz, a escolha pode recair, depois de divina seleção de amuses bouches, em um cordeiro preparado durante 36 horas. Outra escolha pode ser um pato com aspargos selvagens levemente grelhados, acompanhado de um Mondeuse Arbin, de 2009, ou um Clos de la Galéze. De sobremesa, só de queijos são mais de 60 variedades, que caem bem com figos frescos, cerejas ou framboesas silvestres. Se a pedida for doces pode ser um suflê de limão verde, um mil folhas de amoras com sorvete de pistache, trufas de chocolate escuro que derretem na boca, ou um levíssimo vanilla rum puff. Assim é Chamonix, um espaço de exuberância de climas, em paisagens singulares, onde o prazer vem por ele mesmo.
Chamonix - 008
QUEM LEVA:
AIR FRANCE – Voos até Lyon. De lá partem trens diários para Chamonix, ou pode-se alugar um carro.
www.airfrance.com.br

ONDE FICAR
HOTEL LE HAMEAU ALBERT 1º

Chamonix - 009
Esqueça aquele chalezinho de tábuas cortadas a machado e com interior escuro. No Albert 1º, os chalés e quartos são totalmente luminosos, e seus 20 aposentos têm conceito de exclusividade, e décor com design. Possuem equipamentos high tech e oferecem mimos como uma cesta de chocolates, frutas e doces, além de amenities de marcas famosas.
www.hameaualbert.fr

PARA SABER MAIS: www.chamonix.com

Heitor e Silvia Reali
O casal de jornalistas Heitor e Silvia Reali, são nossos parceiros e colaboradores deste caderno de turismo.

CHAMONIX – FRANÇA

Chamonix - 009
Chamonix - 008
Chamonix - 007
Chamonix - 004
Chamonix - 005
Chamonix - 006
Chamonix - 003
Chamonix - 002
Chamonix - 001

Paulo Greca

JORNALISTA ESPECIALIZADO EM GASTRONOMIA E TURISMO - Parceiro no Portal BAND.com.br e colunista das revistas DROPSMAG - COOL MAGAZINE - BRASIL TRAVEL NEWS - MAIL: jornalismo@paulogreca.com.br

Você pode gostar...