CARRANCAS (MG)

CACHOEIRA DA FUMAÇA À NOITE

Junte paisagens pitorescas, boa comida, ambiente aconchegante com povo acolhedor e você terá como resultado, Carrancas, também conhecida como “Terra das Cachoeiras”.

Fotos Andrea Monacci e Suzana Negrini – www.doppioclick.com.br

CENTRO DE CARRANCAS

Localizada no estado de Minas Gerais, a pequena cidade já foi integrante do circuito do ouro nos idos de 1720, quando bandeirantes oriundos de São Paulo trouxeram suas famílias, fixaram moradia e criaram um pequeno povoado. Em 1721 foi edificada uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Conceição e o lugar foi batizado com o nome de Nossa Senhora do Rio Grande.

RACHA DA ZILDA

A corrida do ouro elevou o número de habitantes e por volta de 1736, houve um aumento significativo da população. Curiosamente, as inúmeras escavações aleatórias feitas pelos novos garimpeiros na serra mais próxima do vilarejo em duas grandes rochas lá existentes, formavam para quem as via de longe, fisionomias semelhantes a duas caras, o que deu origem ao atual nome da cidade.

ESTRADA REAL

Vale lembrar que Carrancas faz parte do roteiro da Estrada Real, portanto, ao se aventurar por aquelas bandas, adquira seu passaporte gratuitamente e carimbe ao passar pelas cidades integrantes do circuito da maior rota turística do Brasil.

CARIMBE SEU PASSAPORTE

TURISMO
Dotada de paisagens belíssimas, incontáveis cachoeiras e poços cristalinos, Carrancas atrai turistas de todas as partes do mundo, geralmente em busca de atividades esportivas radicais, ecoturismo ou relaxamento, meditação e contato com a natureza. Esse mix de possibilidades, gera uma curiosa integração entre as mais diversas tribos, o que também favorece uma ampla divulgação desse pequeno paraíso mineiro.

POÇO DO CORAÇÃO

Ao estar por aqueles lados, o ideal é que você se acomode numa das pousadas locais e se prepare para desfrutar de tudo de bom que o lugar oferece, afinal, são mais de 60 atrativos naturais mapeados, entre serras, grutas, mirantes, poços e cachoeiras.

GRUTA ENCANTADA

Muitas das quedas d’água estão próximas da cidade, com trilhas fáceis e outras, no alto da serra, de difícil acesso, mas nem por isso, são menos convidativas. Algumas se encontram em propriedades particulares e eventualmente é cobrada uma taxa de entrada simbólica. Dentre as possibilidades, indico algumas cachoeiras imperdíveis. Anote.

MEIO DIA NO SALOMÃO

POÇO DO CORAÇÃO
O nome faz jus à geografia local. Lá, você encontra entalhado na rocha, a figura de um coração, feito artesanalmente pela mãe natureza. O acesso é muito fácil por trilha.

POÇO DO CORAÇÃO

POÇO DAS ESMERALDAS
O nome e a imagem do local dispensam maiores apresentações. É um dos mais preciosos tesouros de Carrancas e um dos locais preferidos do yogues. Perfeito para meditação. Acesso de dificuldade média feito por trilha.

YOGA E MEDITAÇÃO NO POÇO DAS ESMERALDAS

COMPLEXO DA ZILDA
Prepare suas pernas, pois o grau de dificuldade é alto. O lugar é um verdadeiro parque de diversões para os amantes do ecoturismo e dos esportes radicais, com cachoeiras, corredeiras, escorregadores, grutas e pinturas rupestres. Isso tudo, distante apenas 12 quilômetros do centro da cidade. Devido ao tamanho, o ideal é fazer o passeio acompanhado de um guia. É lá também, onde se encontram algumas nascentes do rio Capivari.

COMPLEXO DA ZILDA

COMPLEXO DA FUMAÇA
Parada obrigatória com acesso fácil. Fica cerca de 3 quilômetros da entrada da cidade e tem várias piscinas naturais ao seu redor. Essa é a única cachoeira em uma área pública pertencente ao município e faz parte de um complexo maior, que inclui ainda as cachoeiras Fundo da Fumaça, Véu da Noiva, Fumaça de Cima e Luciano. O lugar encanta pela magnitude de sua queda principal com mais de 15 metros de altura.

CACHOEIRA DA FUMAÇA

O nome “Fumaça” é decorrente do spray que se desprende de suas águas ao caírem e baterem forte nas pedras. Apesar de belíssima, a cachoeira foi interditada para banho e para a prática de esportes radicais, devido a dois fatores: poluição de suas águas e também pelo altíssimo índice de mortes por afogamento (pasmem!).

QUEDA DA FUMAÇA

CACHOEIRA VÉU DE NOIVA
É uma das mais altas do município, com 40 metros de quedas d’água. Formada pela junção de dois córregos (da Serra e do Café) com afluentes do Ribeirão de Carrancas, têm pequenos poços com água cristalina e pura. No alto das quedas existem algumas piscinas naturais com um visual incrível das serras de Carrancas e um muro de pedras construído pelos antigos escravos da região.

GAVIÃO

CACHOEIRA DO LUCIANO
Fica na trilha que segue para o complexo da Vargem Grande e proporciona um momento refrescante no passeio. Faz parte do Complexo da Fumaça e também das
corredeiras do Ribeirão de Carrancas.

INTEGRAÇÃO COM A NATUREZA

CACHOEIRA DO SALOMÃO
Localizada no caminho para o Moinho. Estacionamento relativamente próximo e boa trilha. Fácil acesso.

CACHOEIRA DO SALOMÃO

NÃO DEIXE DE CONHECER TAMBÉM

CACHOEIRA DA SERRINHA – Distante 7km do centro da cidade, tem acesso por um afluente chamado Jardim Botânico. Lugar especial e perfeito para se refrescar durante a caminhada. Para chegar é necessário seguir pela trilha de grau médio de dificuldade até os pés de uma queda d’água pequena, porém, de uma força incrível e extremamente relaxante.

POR DO SOL NO COMPLEXO DA ZILDA

CACHOEIRA DO ÍNDIO – Perfeita para ir com crianças. Fácil acesso
CACHOEIRA DO GRILO – Escondida no meio da Serra de Carrancas. Difícil acesso.
POÇO DA CANOA – Ideal para um mergulho após uma caminhada. Fácil acesso.
CACHOEIRA DOS ANJOS – Situada na nascente do rio Capivari.
CACHOEIRA GRANDE – Próxima à Capela do Saco, no antigo Caminho Real. Fácil acesso.

PARA OS PEQUENOS

EXPLORAÇÃO DA GRUTA ENCANTADA

Um dos passeios preferidos pelas crianças é a exploração de cavernas da região. Um local conhecido como Gruta Encantada tem percurso com acesso fácil e trilha muito segura. Tudo é monitorado por um guia experiente e tem início na Pousada Céu e Serra, onde o proprietário Palash, leva os pequenos a uma pequena e inesquecível aventura de cerca de duas horas, em meio a formações rochosas na região do Complexo da Ponte.

MEDITAÇÃO NO MIRANTE AO POR DO SOL

Ao longo do percurso, são passadas informações sobre a fauna e flora local, preservação ambiental, respeito à natureza, entre outros itens importantes. Ao fim da jornada no final de tarde, é feita uma contemplação do por do sol, com direito a meditação no topo do monte com uma emocionante despedida ao astro-rei. Simplesmente sensacional.

YOGA AO POR DO SOL

AVENTURAS RADICAIS
Para os adeptos mais radicais do turismo de aventura, as opções vão desde o trekking, passam pelo mountain bike, até o cannyoning, montanhismo de escalada e voo de parapente. É muito fácil se sentir livre já que há espaço de sobra para muitas dessas práticas esportivas. Nas encostas das montanhas, as técnicas verticais do montanhismo dividem espaço com o voo livre.

CANYONING

No chão, algumas trilhas antigas que levam para fora da cidade são também ótimas para quem gosta de atividades 4X4 assim como o motocross, os passeios de bicicleta por trilhas difíceis ou nas cavalgadas pelas montanhas. Lembre-se que sua segurança vem em primeiro lugar, portanto, sempre se informe a respeito dos lugares a serem visitados e procure a ajuda dos guias especializados da cidade.

PLACAS DECORATIVAS

GASTRONOMIA

FESTIVAL ANUAL DE GASTRONOMIA E CULTURA
A terra dos queijos, doces e cachaças não poderia passar sem ter ao menos um evento importante de gastronomia. A Associação Carranquense dos Empreendedores do Turismo – ACETUR – em parceria com a prefeitura local, criou em 2010, o Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas, que desde 2014 faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município. Lá, você não usa dinheiro, mas sim, a moeda local do evento, batizada de “Carrancudo”.

FOGÃO A LENHA

Atualmente em sua 8a edição, reúne o que há de melhor na culinária local, com a participação de muitos dos restaurantes da cidade e seus respectivos chefs, na “pilotagem” dos fogões com extrema maestria e paixão. Entre os participantes, cito alguns destaques. O Recanto Bar e Restaurante apresenta o sua deliciosa Batata Show com três opções de recheio.

ALQUIMIA MINEIRA – NHOQUE DE BATATAS COM COGUMELOS

O Alquimia Mineira tem o Nhoque com Cogumelos (nativos de Carrancas) salteados na manteiga ou com ragu de linguiça. Já o Mirante Serra Verde, apresenta a Paella de Frango. Uma delícia que se repete e foi sucesso na edição anterior, a Batata Recheada, do Bar da Bel, veio para ficar.

TITÔ SUSHI – COMBO HOT

Para os apreciadores da culinária japonesa, o Titô Sushi Bar agrada com o Combo Hot. A Truta com Fondue é uma das especialidades do Adobe, assim como as variedades suculentas da Pizzaria do Betão ou a crocante Pururuca de Shitake, do restaurante Serra de Minas.

FEIJOADA DO FOFÃO

O Bão Tamen aposta na Paella Mineira. A Feijoada do Fofão também é um dos pratos preferidos do público, assim como a Carne de Lata, do Uai Tchê. Para finalizar a comilança, nada como uma boa sobremesa da Pousada Gaya feita à base de Sorvete com Brownie, ou um dos Docinhos Artesanais da Padaria da Gema.

MIRANTE SERRA VERDE – PAELLA DE FRANGO

Durante os festivais, além da comida e bebida, o visitante desfruta de diversos shows de música, além de workshops ministrados por um time de chefs especializados na culinária local e exóticas, divididos em temas variados como por exemplo, “A Arte da Milenar Culinária Japonesa”, “O Segredo da Pururuca de Queijo” ou então o “Frango com Ora-Pro-Nóbis” e também as imperdíveis “Almôndegas ao Sugo”.

POUSADA-GAYA – BROWNIE COM SORVETE

Para o presidente da ACETUR, Ronaldo Cesar Mira, o conceito das edições gastronômicas visa valorizar cada vez mais, o talento dos cozinheiros carranquenses.

PIT BURGUER – ÚNICO NA MADRUGADA

Fora do período do festival, os restaurantes fecham por volta das 23/24 horas, portanto, se você precisar matar a fome após esse horário, na madrugada, a única – e boa opção – é comer  no trailer Pit Burguer, localizado ao lado da igreja. O lugar tem sanduíches simples, mas bem gostosinhos e o atendimento é de primeira, com simpatia e bom papo.

ARTESANATO LOCAL

ARTE, CULTURA E FOLCLORE
As manifestações folclóricas, culturais e artísticas em Carrancas, têm suas origens nas tradições, usos e costumes dos colonizadores portugueses, com fortes influências indígena e africana. Vale conferir as pinturas nas rochas, o artesanato local e as festas anuais realizadas na cidade, como a Congada e a Folia de Reis.

PINTURA RUPESTRE

AÇÃO SOCIAL
Com foco nas crianças, juventude e idosos carentes do município, uma iniciativa interessante desponta por parte de uma moradora local. O Projeto Raio de Sol pretende instalar um espaço de convivência infanto-juvenil, e também cuidar de adultos e idosos carentes. Com as obras já em andamento, a edificação é constituída por uma área para práticas de yoga, aulas de artes manuais, meditação, assim como outras  voltadas para a saúde física e mental, uma brinquedoteca para estimular as crianças na prática da leitura e do desenvolvimento com atividades lúdicas e também, uma piscina aquecida, coberta, para ensino da natação a bebês e juventude.

ASSOCIAÇÃO DOCE RAIO DE SOL – MAÍRA

Para os mais idosos, haverá hidroginástica e atividades de fisioterapia indicadas pelo serviço de saúde local. Um setor gourmet para desenvolvimento e prática da culinária regional com amplo espaço para cultivo de hortas com plantas medicinais e práticas fitoterápicas também está em fase de finalização. A área edificada destinada ao projeto está instalada em dois hectares, localizados na região periférica do centro urbano, próxima às cachoeiras mais utilizadas pelos moradores e de fácil acesso, tanto por caminhada como por transporte automotivo. O projeto já conta com o apoio e envolvimento de profissionais de educação física, yoga, saúde e, ao longo de sua execução, terá incorporado à sua gestão e atividades, novos agentes que já sinalizaram interesse em contribuir com serviços.

ASSOCIAÇÃO DOCE RAIO DE SOL – MAÍRA

A responsável pelo projeto, professora Claudinha (Cláudia Mara Nogueira) conta: “resolvi doar meu amor à população carente local com esse projeto, em retribuição à generosa acolhida que tive da cidade quando aqui cheguei”.  Ela afirma que seu objetivo é constituir uma equipe qualificada, consciente de seu papel social, disponível e disposta a se dedicar à melhora da qualidade de vida da comunidade local, e adota o lema: “Cada um – conforme suas possibilidades – oferece aos outros todas as suas potencialidades”. A ela, cabe a estruturação inicial da Associação Doce Raio de Sol – Maíra, assim como a cessão de dois hectares de terra com a estrutura física edificada e equipamentos instalados, além da oferta de seus serviços de educadora física, especialista em coaching sistêmico e constituição da equipe dirigente.

ESTAÇÃO CARRANCAS

QUANDO IR
Os feriados prolongados são as épocas em que Carrancas é mais procurada, por isso é recomendado reservar lugar nas pousadas. No verão, época das bromélias e orquídeas, os dias quentes e as tempestades tornam as trilhas mais desafiadoras. A partir de abril, o calor e as chuvas diminuem. O inverno tem dias amenos e noites mais frias, especialmente em junho. Nesta época, a seca permite ir além em algumas trilhas e conhecer alguns lugares que na época da cheia, são tomados pela água e se tornam inacessíveis. Na primavera, as chuvas voltam para reabastecer as nascentes, tornar tudo mais verde e encher o lugar com novas cores e perfumes. Enfim, em seu próximo projeto de viagem, inclua Carrancas no roteiro. O único risco é você não querer mais sair de lá.

CAMINHO DO PEREGRINO

SERVIÇO

COMO CHEGAR
www.carrancas.com.br/comochegar/index.shtml

ONDE FICAR
www.carrancas.com.br/hospedagem/pousadas.shtml

ONDE COMER
www.carrancas.com.br/alimentacao/index.shtml

PARA SABER MAIS
www.carrancas.com.br
www.gastronomiaemcarrancas.com.br
www.institutoestradareal.com.br/passaporte

MIDIAS SOCIAIS
FACEBOOK
facebook.com/gastronomiaemcarrancas
TWITTER
twitter.com/gastronomiacarr

PROJETO RAIO DE SOL – Claudinha – Tel: +55 (35) 99866-6310

MAPA DAS CACHOEIRAS

AGRADECIMENTOS
ACETUR – Fernando Luigi e Maria Teresa Rosaria
R. Padre de Toledo Taques, 263A – Tel: +55 (35) 99153-1100 – www.acetur.com.br
POUSADA RODA VIVA
R. Padre Toledo Taques, 221- Tel: +55 (35) 3327-1031-  www.carrancasrodaviva.com.br
RESTAURANTE RECANTO
Av. Coronel Rozendo 55 – TEL: +55 (35) 3327-1397 –  www.recantobarcarrancas.blogspot.com.br/
POUSADA CÉU E SERRA – Palash
Rod. Itutinga – Carrancas Km 23 – Tel: +55 (35) 3327-1188 –  www.pousadaceueserra.com.br
POLIANA TURISMO
Padre Toledo Taques 218 – Tel: +55 (35) 99139-4869 – www.polianaturismoeeventos.com.br
DOPPIO CLICK – Andrea Monacci e Suzana Negrini
Oscar Freire 2616 – São Paulo / SP – Tel: +55 (11) 99219-1093 – www.doppioclick.com.br

REALIZAÇÃO
Associação Carranquense dos Empreendedores do Turismo – ACETUR
CO-REALIZAÇÃO
Prefeitura Municipal de Carrancas
APOIO
SEBRAE MG – Portal Carrancas.Com.Br – Pousada Roda Viva – Supermercado Santos – La Violetera – Senac MG – Recanto Bar e Restaurante – Sicoob Credisavi – Casa da Goiaba – Eletrovidros – Trilha dos Inconfidentes – Casa Bonita Móveis e Eletrodomésticos.

CARRANCAS (MG)

Carrancas-069 - Serra de Minas - Pururuca de Shitake
Carrancas-072 - Padaria da Gema
Carrancas-073 - Placas
Carrancas-071 - Pit Burguer
Carrancas-068 - Pizzaria do Betão - Pizza
Carrancas-059 - Fumaça
Carrancas-070 - Mirante Serra Verde - Paella de Frango
Carrancas-061 - Estrada Real
Carrancas-063 - Yoga
Carrancas-067 - Pousada-Gaya - Brownie com Sorvete
Carrancas-054 - Alquimia Mineira - Nhoque de Batatas com Cogumelos
Carrancas-051 - Mapa
Carrancas-048 - Poço das Esmeraldas
Carrancas-042 - Raio de Sol
Carrancas-045 - Salomão
Carrancas-039 - Centro
Carrancas-036 - Bar da Bel - Batata Recheada
Carrancas-033 - Passaporte
Carrancas-027 - Poço das Esmeraldas
Carrancas-030 - Yoga
Carrancas-024 - Jornalistas Doppio
Carrancas-021 - Poço do Coração
Carrancas-018 - Recanto
Carrancas-015 - Flores
Carrancas-009 - Por do Sol
Carrancas-012 - Fernando Luigi
Carrancas-003 - Poço das Esmeraldas
Carrancas-006 - Mirante
Carrancas-066 - Feijoada do Fofão
Carrancas-049 - Poço das Esmeraldas
Carrancas-064 - Uai Tchê - Carne de Lata
Carrancas-065 - Titô Sushi - Combo Hot
Carrancas-047 - Poço do Coração
Carrancas-038 - Fumaça
Carrancas-029 - Meditação
Carrancas-046 - Gruta Encantada
Carrancas-020 - Recanto
Carrancas-011 - Pintura Crianças
Carrancas-034 - Passaporte
Carrancas-008 - Gruta Encantada
Carrancas-016 - Fumaça
Carrancas-062 - Festival
Carrancas-028 - Meditação
Carrancas-056 - Adobe - Truta com Fondue
Carrancas-053 - Alquimia Mineira
Carrancas-032 - Passaporte
Carrancas-044 - Poço das Esmeraldas
Carrancas-007 - Meditação
Carrancas-031 - Estação Carrancas
Carrancas-026 - Entrada Salomão
Carrancas-022 - Poço do Coração
Carrancas-025 - Cachoeira do Salomão
Carrancas-057 - Bão Tamen - Paella Mineira
Carrancas-050 - Caminho do Peregrino
Carrancas-019 - Recanto - Verônica
Carrancas-014 - Flores
Carrancas-058 - Estação Carrancas
Carrancas-041 - Raio de Sol
Carrancas-035 - Gruta Encantada
Carrancas-040 - Artesanato
Carrancas-013 - Gavião
Carrancas-002 - Poço das Esmeraldas
Carrancas-043 - Arroz com Shitake
Carrancas-052 - Recanto
Carrancas-005 - Poço das Esmeraldas
Carrancas-010 - Vacas
Carrancas-060 - Poço do Coração
Carrancas-037 - Carrancudos
Carrancas-023 - Queijos e Cachaças
Carrancas-001 - Claudinha e Edson
Carrancas-055 - Recanto
Carrancas-004 - Poço das Esmeraldas
Petrópolis - Canyoning
Carrancas-080 - Pintura Rupestre no Complexo da Zilda
Carrancas-076 - Cachoeira da Fumaça à Noite
Carrancas-077 - Complexo da Zilda
Carrancas-076 - Estação Antiga de Carrancas
Carrancas-079 - Exploração de Cavernas
Carrancas-078 - Por do Sol

Paulo Greca

Jornalista especializado em gastronomia e turismo - Parceiro no PORTAL DA BAND e colunista das revistas DROPSMAG - MENSCH - COOL MAGAZINE - BRASIL TRAVEL NEWS - VINHO MAGAZINE - Membro oficial do júri do CONCOURS MONDIAL DE BRUXELLES / EDIÇÃO BRASIL - Mail: jornalismo@paulogreca.com.br

Você pode gostar...