ESPÍRITO SANTO – TERRA DE BELEZAS E SABORES

Domingos Martins - Pedra do Lagarto

Dono de incontáveis atrativos, o estado do Espírito Santo oferece ao visitante, charme, beleza, cultura e uma gastronomia de dar água na boca. Confira!

Iate Clube de Vitória - Foto: Paulo Greca

Iate Clube de Vitória – Foto: Paulo Greca

É fato: as lindas praias, parques, portos, artesanato, folclore, culinária, cultura e uma história de mais de 450 anos, fazem da capital Vitória, uma das cidades mais charmosas do país.
Visitada por mais de dois milhões de pessoas ao ano, também é considerada o centro nacional dos esportes náuticos e tem como atrativo internacional, a pesca do Marlin, sendo sua costa marítima, uma das melhores do mundo para esse tipo de atividade.

Regata

Regata

Carinhosamente chamada de “Ventória”, pelos locais, em função da forte intensidade do vento ao longo do dia, a cidade também abriga inúmeros torneios de vela e regata oceânica durante todo o ano e atrai turistas e atletas de diversas partes do mundo.

Splash

Splash

Ainda há regularmente, a realização de competições de vôlei, futebol, pesca, kitesurf, standup, entre muitas outras atividades praianas. Estando por lá, a melhor opção é alugar um carro para se deslocar com facilidade e conhecer um pouco dos roteiros disponíveis para o turista, dentre os quais indico:

Enseada Azul

Enseada Azul

Rota do Mar e Montanhas – Lançado em 2003 pelas prefeituras de Vitória, Santa Tereza, Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins, alia os atrativos dos agro e ecoturismos serranos às opções de lazer noturno, praias e boa gastronomia. Destaque para a região montanhosa de Pedra Azul, onde é fácil encontrar restaurantes com muito boa comida e preço justo, em meio a um visual de tirar o fôlego.

Meaípe

Meaípe

Uma excelente opção, é também fazer a Rota do Sol e da Moqueca, instituída pela parceria entre os municípios de Vitória, Serra, Vila Velha e Guarapari, que reúne mais de 100 km de praias belíssimas, ao artesanato e folclore, além de uma boa infraestrutura.

Porção de camarão crocante

Porção de camarão crocante

Como as distâncias a serem percorridas nos passeios é pequena (120 Km no máximo), você pode tranquilamente sair cedinho e retornar no fim do dia ou a noite. O ideal é dividir sua turnê em quatro etapas para desta forma, aproveitar ao máximo sua estada. No primeiro dia, confira algumas das praias urbanas localizadas em points lotados de gente bonita e moderna, como a Ilha do Boi, Ilha do Frade, Curva da Jurema, entre outros.

Curva da Jurema

Curva da Jurema

O período noturno reserva ao visitante, diversos barzinhos, baladas, shopping centers, restaurantes, teatro, cinema, entre outros atrativos urbanos. Não deixe de reservar alguns minutos para fazer a travessia da 3a ponte e em pouquíssimo tempo, acessar o ponto turístico mais famoso da região, localizado em Vila Velha.

Terceira Ponte

Terceira Ponte

Do alto do Convento da Penha é possível vislumbrar em 360 graus, grande parte das cidades de Vila Velha e Vitória, assim como as regiões serrana e litorânea da capital.

Vista da Ilha do Frade

Vista da Ilha do Frade

Para o segundo dia, opte por conhecer o litoral norte e faça uma parada em Manguinhos para saborear alguns dos petiscos regionais. Peça o Porquinho Assado, peixe da região, carro chefe dos restaurantes e o preferido pelos nativos.

Peroá

Peroá

No terceiro dia, siga rumo ao interior do estado, para desfrutar do frescor do campo em um passeio inesquecível pela região de Domingos Martins, com visita a Pedra do Lagarto e conhecer a boa gastronomia disponível em pequenos e aconchegantes restaurantes na encosta da montanha.

Domingos Martins - Pedra do Lagarto

Domingos Martins – Pedra do Lagarto

No caminho, exatamente no km 54,5 da BR 262, dê uma paradinha na barraca do Ozéas para comprar frutas fresquinhas, mel silvestre e doces da região.

Barraca do Ozéas

Barraca do Ozéas

Se quiser dar uma esticadinha e pernoitar no alto da serra, saiba que existem diversas pousadas e não há necessidade de se fazer reserva. Funciona da seguinte maneira: chegou, entrou, pagou, dormiu – simples assim.

Habitante local

Habitante local

No quarto dia, faça a rota pelo litoral sul, rumo a Guarapari e embarque num belíssimo passeio de escuna para conhecer a orla de Meaípe, Enseada Azul, Setiba, Morro, entre várias outras praias que banham o litoral sul capixaba.

Meaípe

Meaípe

Para quem curte pegar onda, algumas praias oferecem condições razoáveis para a prática do surfe, mas para isso, infelizmente o fator sorte é item fundamental, já que o litoral capixaba não tem um swell com boa ondulação frequentemente.

Surfista desliza nas ondas de Setiba

Surfista desliza nas ondas de Setiba

Além de todo esse lazer ofertado, o Espírito Santo é rico em cultura e tradição e está intimamente envolvido num processo que mantém viva a história de seus antigos fundadores e habitantes.

Manguinhos

Manguinhos

A panela de barro é, sem dúvida, uma das maiores expressões da cultura popular. Desde sua origem nas tribos indígenas que habitaram o litoral do estado, até os dias de hoje, a técnica de sua confecção e a estrutura social das artesãs pouco mudou.

Paneleiras de Goiabeiras - Foto: Elizabeth Nader

Paneleiras de Goiabeiras – Foto: Elizabeth Nader

O trabalho artesanal das paneleiras garantiu a sobrevivência econômica de seus familiares e preservou suas tradições. A região de Goiabeiras, ao norte da ilha de Vitória, é o local tradicional da produção do artefato. No início, o trabalho era de cunho familiar e as panelas eram feitas nos quintais das casas. Após a criação da Associação das Paneleiras e ações da prefeitura de Vitória junto a outras entidades, foram construídos vários galpões onde a produção é armazenada. As peças são vendidas por intermédio da própria associação e lojas de artesanato.

Moqueca Capixaba

Moqueca Capixaba

Vale lembrar que as panelas de barro constituem o principal elemento cultural na elaboração de pratos típicos da culinária capixaba. Tanto a moqueca e a torta capixabas, assim como a moqueca de garoupa salgada com banana da terra, devem ser feitas em naquele tipo de panela para que sejam consideradas autênticas. Dos vários pratos baseados em frutos do mar, ainda destacam-se a muma de siri e a caranguejada.

Torta Capixaba

Torta Capixaba

Igualmente importante na cultura popular, enquadram-se as Desfiadeiras de Siri. Os crustáceos primos dos caranguejos, infestam as vazantes das marés e são capturados com uma rede ou jereré e puçá – elementos parecidos com rede de caçar borboletas – geralmente à noite, sob a luz do luar ou lampiões.

Mangue - Foto Vitor Nogueira

Mangue – Foto Vitor Nogueira

Em seguida, os siris são cozidos e sua carne é desfiada manualmente para o preparo de Frigideiras – outro prato típico – ou da tradicional Casquinha de Siri.

Casquinha de Siri

Casquinha de Siri

As desfiadeiras da Ilha das Caieiras, assim como as paneleiras de Goiabeiras, exercem atividade artesanal de destaque na composição da cultura popular de Vitória.

Ilha das Caieiras

Ilha das Caieiras

Em algumas épocas do ano, é possível desfrutar do som das Bandas de Congo, cujas canções que fazem referências à escravidão, são entoadas num ritmo quente e sensual para contar a história do negro capixaba e sua relação com o mar, o amor e a morte.

Desfiadeiras de Siri

Desfiadeiras de Siri

Pescadores, desfiadeiras de siri e as legendárias paneleiras, se destacam como um forte apelo cultural e folclórico da ilha e mantém viva, a tradição que é passada de uma geração a outra.

Praias Urbanas

Praias Urbanas

Ao planejar sua próxima viagem inclua o Espírito Santo em seu roteiro. Eu recomendo.

ONDE FICAR
QUALITY ATLANTICA HOTELS
Av. Adalberto Simão Nader 605 – Vitória – Tel: +55 (27) 3183-3800 – www.atlanticahotels.com.br

ONDE COMER
BRASEIRO DA ILHA – VITÓRIA
Av. José Miranda Machado 345 – Quiosque 16 – Curva da Jurema – Tel: +55 (27) 3224-6559 – Site em construção
ARGENTO PARRILLA – VITÓRIA
Shopping Vitória – Tel: +55 (27) 3324-6033 – Site em construção
DELÍCIAS DE PORTUGAL – DOMINGOS MARTINS
Rota do lagarto Km 07 – Pousada Vale da Mata – Tel: +55 (27) 3248-2252 – Site em construção
DON LORENZONI DUE – PEDRA AZUL
Rod. Angelo Girardi Km 03 – Tel: +55 (27) 3248-1352 – www.donlorenzonidue.com.br
CANTINHO DO CURUCA – MEAÍPE
R. Enseada 96 – TEL: +55 (27) 3272-2000 – Site em construção
ENSEADA – MANGUINHOS
Av. Eng. Ceciliano Abel de Almeida 03 – Tel: +55 (27) 3243-1413 – www.restauranteenseada.com.br

ALUGUEL DE VEÍCULOS
ES RENT A CAR
Av. Adalberto Simão Nader 1215 – Vitória – Tel: +55 (27) 3024-2701 – www.esrentacar.com.br

PASSEIO MARÍTIMO
ESCUNAS MONTE SANTO
Canal de Guarapari, ao lado da ponte – Tel: +55 (27) 3261-3356

AGRADECIMENTOS
CROSSMEDIA COMUNICAÇÃO – AURE AGUIAR

R. João da Cruz 195 – Tel: +55 (27) 3314-4059 – www.crossmedia.com.br

ESPÍRITO SANTO

ES-041-Desfiadeiras de Siri
ES-040-Mangue - Foto Vitor Nogueira
ES-037-Manguinhos - Barcos 1
ES-039-Mangue - Foto Vitor Nogueira
ES-042-Greca Splash
ES-038-Mangue - Foto Vitor Nogueira
ES-036-Manguinhos - Barcos 2
ES-032-Manguinhos - Casquinha de Siri 1
ES-030-Domingos Martins - Salumeria 1
ES-028-Domingos Martins-Delícias de Portugal - Pastel de Belém
ES-026-Domingos Martins-Canário
ES-024-Torta Capixaba
ES-022-Vitória-Ilha do Frade
ES-020-Meaípe
ES-018-Meaípe-Moqueca Capixaba
ES-016-Manguinhos-Tapioca
ES-034-Manguinhos - Peroá 2
ES-014-Vitória-Vista do Convento 1
ES-010-Barraca do Ozéas
ES-008-Curva da Jurema
ES-006-Surfista desliza nas ondas de Setiba
ES-012-Meaípe
ES-004-Terceira Ponte
ES-027-Domingos Martins-Delícias de Portugal-Ambiente
ES-031-Iate Clube - Foto de Paulo Greca
ES-035-Panelas de Barro 2
ES-002-Praias Urbanas
ES-023-Vitória-3a Ponte
ES-019-Meaípe-Moqueca Capixaba
ES-015-Banda Congo Amores da Lua - Foto Antonio Carlos Nascimento
ES-003-Regata
ES-011-Ilha das Caieiras 1
ES-007-Enseada Azul
ES-033-Manguinhos - Peroá
ES-025-Catedral-Foto Vitor Nogueira
ES-017-Meaípe-Espetinho
ES-009-Convento da Penha
ES-021-Baía de Vitória
ES-001-Domingos Martins - Pedra do Lagarto
ES-005-Domingos Martins - Pedra do Lagarto 2
ES-013-Paneleiras de Goiabeiras- Foto de Elizabeth Nader
ES-029-Domingos Martins - Don Lazarini Due

 

Paulo Greca

JORNALISTA ESPECIALIZADO EM GASTRONOMIA E TURISMO - Parceiro no Portal BAND.com.br e colunista das revistas DROPSMAG - COOL MAGAZINE - BRASIL TRAVEL NEWS - MAIL: jornalismo@paulogreca.com.br

Você pode gostar...