MATEMÁTICA DA BELEZA

RELAXAMENTO + BOM SONO + ALIMENTAÇÃO ADEQUADA = PELE JOVEM E BONITA

É fato: quem não dorme bem a noite, fica com aspecto cansado, olheiras, pode ter irritabilidade, queda de cabelos, envelhecimento precoce da pele, além de risco aumentado para doenças como diabetes, obesidade e acne. Saiba como driblar as adversidades do sono para dormir tranquilo e feliz.

Angelina Jolie

É importante saber que após realizar toda a rotina do seu dia, não basta deitar para dormir e achar que seu organismo vai conseguir ter o merecido descanso. A qualidade do sono é fundamental para que o corpo tenha um bom funcionamento. É preciso completar 6 a 8 horas de sono contínuo e restaurador, à noite, no escuro, num ambiente calmo, tranquilo e silencioso, para que a melatonina – hormônio que regula o ciclo dormir/descansar/acordar – possa exercer sua função de maneira satisfatória. Ela começa a ser produzida ao entardecer e seu pico de liberação ocorre das 22 às 2 horas da manhã, quando o ideal é estar com os olhos fechados e em um ambiente escuro, pois a luminosidade bloqueia sua produção. É ela quem dá sustentação e firmeza aos tecidos, portanto, é também a responsável por destruir os radicais livres – substâncias que degradam o colágeno indiretamente – além de prevenir a flacidez, manchas e o envelhecimento precoce da pele.

Megan Fox

Logo pela manhã, há um pico na produção de um outro hormônio chamado cortisol, que em doses corretas, tem uma importante ação imunológica e anti-inflamatória, porém, em altas e indesejadas doses, se transforma no chamado “hormônio do estresse”. Uma noite de insônia, mal dormida, ou poucas horas de sono, aumentam sua produção consideravelmente e esse excesso leva à queda da imunidade, aumenta a oleosidade, manchas, flacidez da pele, predispõe o organismo a infecções sistêmicas e cutâneas, piora os receptores periféricos de insulina e a longo prazo, pode levar ao risco de diabetes, obesidade e queda de cabelos.

Cuidados com os Cabelos

Outra ação importante do sono noturno é  facilitar a liberação do Hormônio do Crescimento GH – growth hormone – o que acontece duas horas depois de se adormecer. Ele facilita o transporte de aminoácidos para o interior das células e proporciona melhores condições para a sintetização de diferentes proteínas, entre elas o colágeno. Para auxiliar a produção destes hormônios em níveis adequados e equilibrados, o ideal é manter uma rotina diária de sono, isto é, procurar dormir e acordar sempre nos mesmos horários, preferencialmente das 22 às 6 horas.

Se ao acordar, você tiver a sensação de disposição, tenha a certeza que o tempo que passou dormindo foi suficiente para seu organismo realizar todas as funções noturnas necessárias para um novo dia saudável. Caso acorde cansado com frequência ou tenha dificuldade para ter um sono restaurador, tente criar uma rotina “pré cama”: faça exercícios físicos regulares pela manhã, aproveite para lavar e tonificar a pele, aplique um hidratante em seu corpo, beba água ao longo do dia, procure ter uma dieta saudável, evite o uso de substâncias excitantes – como o café, após as 16 horas – e não tome bebidas alcoólicas no jantar.

Frutas Variadas

Coma pelo menos 3 horas antes de ir para a cama para  que o sistema digestivo não esteja em pleno funcionamento e atrapalhe seu repouso. Use e abuse de frutas, saladas, sucos, e comidas leves. Proteínas são muito bem vindas.

Exercite-se regularmente

Meditar e relaxar um pouco antes de deitar também ajuda bastante. Importantíssimo: desligue todos os aparelhos que emitam som e luz. Estabeleça horários, métodos, rotinas, tenha disciplina e constância. Faça do seu quarto seu reduto de descanso e paz. Depois de certo treino, fica mais fácil e automático dormir bem para se manter jovem, bonito e com a certeza de que essa beleza extravasa para pele. Cuide-se e viva feliz!

Dra Andrea Godoy
Consultora desta matéria: Dra. Andrea Godoy – Médica dermatologista, membro efetivo da SBD – CRM 97673.
Tel: +55 (11) 2501-7999 – http://www.adclinica.com.br
Mail: andrea@adclinica.com.br

Paulo Greca

Jornalista especializado em gastronomia e turismo - MTB 42.344/SP - Colunista do Portal R7 - REDE RECORD e das revistas DROPSMAG - COOL MAGAZINE - BRASIL TRAVEL NEWS - TEL: +55 (11) 3042-7333 - MAIL: jornalismo@paulogreca.com.br - INSTAGRAM: @paulogreca

Você pode gostar...