TRANSFORME SUA DIETA EM PRAZER

Fique atento às dicas da nutricionista Samanta Perez e transforme a obrigação da dieta, num prazer sem precedentes.
Texto por Samanta Perez – Nutricionista

O inimigo número 1

O inimigo número 1

Quem nunca fez ou pensou em fazer uma dieta? Basta alguns quilinhos excedentes para que muitas pessoas tenham a sensação de estar se alimentando mal e tomar consciência da necessidade em mudar seus hábitos alimentares, seja para emagrecer ou simplesmente para tentar se sentir bem.

Atenção às medidas

Atenção às medidas

De fato, quando isto acontece é porque ela realmente pode estar se alimentando mal. Mas como resistir às guloseimas que o cotidiano oferece? Fastfoods, botecos, falta de tempo, horários de almoço cada vez mais curtos, lanchinhos fora de hora. Tudo isso, a longo prazo, associado a uma vida estressante e sedentária, faz o corpo gritar para o cérebro: Hei! Está na hora de parar!”. Quando muitos se deparam frente ao espelho e começam a refletir sobre o corpo – mesmo que tendo uma visão distorcida – isso nada mais é que seu subconsciente pedindo: “Que tal cuidar um pouco melhor de você?”

Auto medicação: erro corriqueiro

Auto medicação: erro corriqueiro

Uma vez consciente de que está na hora mudar os hábitos alimentares, é chegada a hora de partir para a primeira etapa: a dieta. São poucas as pessoas que buscam ajuda profissional, seja de um de um nutricionista ou de um médico. É sabido que a grande maioria das pessoas recorre à banca mais próxima, na esperança de obter resultados nas já conhecidas revistas vendedoras de prodígios. Há pessoas que vão além, tentam conseguir fórmulas milagrosas e até se arriscam a utilizar medicamentos de efeitos duvidosos.

Alimentação saudável

Alimentação saudável

Existem muitos especialistas indicados para tratar a patologia chamada obesidade. Mas saiba que se você tem seu Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 30, você não está nem perto de estar “doente”, portanto, um profissional competente não lhe indicará qualquer tipo de medicamento e, provavelmente, você sairá do consultório com a indicação de fazer uma simples dieta.

Prato colorido = alimentação balanceada

Prato colorido = alimentação balanceada

Muitas vezes, um grande dilema começa ao se deparar com dietas populares, as quais afirmam que se não comer alface com frango grelhado ou sopa de entulho, a pessoa não vai emagrecer. Nesta hora surge um grande desafio: como transformar uma dieta hipocalórica numa agradável e saborosa refeição? A resposta está em utilizar os variados recursos da gastronomia, associados à ajuda de um profissional capacitado.

Salada de Frutas

Salada de Frutas

É fato: a simples culinária do dia a dia é uma arte e devemos abusar dela para agradar o paladar, o olfato e a visão; sentidos diretamente relacionados à fome. Diante disso, é importante ressaltar que é possível se alimentar de forma saudável, sem sacrifícios e ainda conseguir perder alguns quilinhos. O grande desafio é sair da mesmice de “alface com grelhado” e partir para uma comida com sabor, que realmente dê prazer ao paladar e auxilie no equilíbrio entre peso, saúde e bem estar.

Grelhado com legumes

Grelhado com legumes

Em primeiro lugar, é preciso que ter consciência de que a quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter seu equilíbrio. Em outras palavras: comer para sobreviver. Quantidade! Este é o primeiro erro que a grande maioria comete. Quem determina para o seu cérebro que está satisfeito precisa ser você.

Refeição balanceada

Refeição balanceada

Uma pessoa saudável precisa comer em uma refeição, apenas um bife pesando cerca de 130g. Se comparado àquele mega suculento bife de 300g de pura picanha vendido em alguns restaurantes, se torna tão pequeno, mas acredite: somente 130g de carne é quantidade suficiente para suprir o que seu corpo necessita. Frente a isso, lanço aqui um primeiro desafio: ensinar a seu cérebro que 130g de carne é o bastante para atender suas necessidades diárias. Ciente disso, partimos para a segunda etapa: tornar seu prato visualmente agradável para que você sinta prazer só em olhar para ele.

Temperos: realce de sabor às refeições

Temperos: realce de sabor às refeições

Da mesma maneira que decoramos nossa casa, enfeitando-a com quadros, sofá confortável, almofadas coloridas, por que não decorar e colorir nosso prato? Visto que muita gente almoça em restaurante, aqui vão algumas dicas de como montar um prato saudável, saboroso, bonito e nutritivo. Anote:
1- Divida mentalmente o prato ao meio. Numa metade, coloque as hortaliças e legumes crus. Na outra metade, tente novamente dividi-lo em outras três partes. Em cada espaço você vai por um tópico diferente, como por exemplo: proteína/carne – (no espaço 1), carboidrato /arroz/feijão/massa (no espaço 2) – e no terceiro espaço coloque legumes cozidos.
2 – Use o bom senso. Quanto mais naturais forem, menos calóricos serão os alimentos. Dê preferência a assados, grelhados ou cozidos. Siga este perfil para poder usar temperos extras como azeite, molho cremoso, mas sem exageros! Nada além de duas colheres de sopa.

Strogonoff

Strogonoff

Mas o que fazer quando tiver uma preparação com molhos gordos ou uma fritura? Sem problemas! Aprenda a combinar e siga o exemplo: um strogonoff entrará no espaço da carne. Prefira batatas sauté ao invés das fritas, pois isto ajudará a reduzir a quantidade de gordura e consequentemente, a quantidade de calorias do seu prato. Mas se você é daqueles que não resiste às batatas fritas, então não coloque arroz as consuma apenas com o strogonoff. Não esqueça, é claro, a saladinha colorida que ajudará e muito a reduzir a absorção da gordura em excesso. Não esqueça: atento às quantidades!

Prato leve e suculento

Prato leve e suculento

Se estiver em casa, uma boa dica é preparar o café da manhã ou um jantar a luz de velas com uma bonita mesa e sem televisão ligada. Foque em sua refeição! Temos tantos artigos de decoração, então, por que não usa-los? Cozinhar é uma arte que pode facilmente ser posta em prática. Em casa, use e abuse dos utensílios domésticos que facilitam sua vida. Legumes podem ser cozidos em microondas ou em recipientes próprios para preparo a vapor, onde somente a adição de uma xícara de água é suficiente para, em menos de 10 minutos, estarem tenros e saudáveis mantendo-se a cor e valor nutricional, e o melhor de tudo, sem fazer muita sujeira. Delicie-se com os assados que liberam aromas agradáveis e não deixarão a cozinha ou seu fogão engordurados.

Ervas e temperos são sempre bem vindos

Ervas e temperos são sempre bem vindos

Não sabe fazer arroz? Sem problemas! Substitua por massa ou batata assada e não se esqueça de usar sempre as hortaliças para decorar o prato. Para temperar, brinque com o aroma das ervas, já que estas ativam o olfato e consequentemente, ampliam o paladar. Um bom azeite é sempre bem vindo, mas deve ser consumido com moderação, não excedendo duas colheres de sopa por refeição.

Azeites aromatizados com ervas

Azeites aromatizados com ervas

Para incentiva-los a usar a criatividade e começar a decorar, aqui vai uma sugestão para cardápio de um dia com somente 1500 kcal. Mãos a obra!

Café da manhã (250kcal)
Iogurte natural desnatado + salada de frutas + granola. Corte separadamente em cubos, a maçã, banana, goiaba e a manga. Em uma taça, coloque uma camada de cada fruta. Regue com um pouco de suco de laranja. Finalize com uma rodela de kiwi e uma cereja. Ao lado coloque o iogurte natural em um bowl e salpique por cima dele 3 colheres de sopa de granola. Se quiser realçar o café da manhã, use um jogo americano bonito. Evite tomar café ou chá preto durante esta refeição, para ajudar ao máximo na absorção das vitaminas e minerais que as frutas nos oferecem.

Café da manhã reforçado

Café da manhã reforçado

Almoço (600kcal)
Sobrecoxa assada ao molho de abacaxi e pimenta rosa sobre vagem no vapor e batatas ao murro. Para beber, suco de laranja com morango. Dê um toque especial no seu suco de laranja: em um copo de vidro longo de 300ml, adicione 200ml do suco de laranja já adoçado com adoçante e despeje vagarosamente 100ml de suco concentrado de morango, sem misturar. Decore a borda do copo com uma rodela de laranja.

Lanche da tarde (230kcal)
Chá de frutas + 4 torradas +1 colher de sopa de geléia diet +1 colher de sopa de requeijão light.

Jantar (400kcal)
Wrap de rosbife de forno com salada + abacaxi grelhado ou pêssego em calda com creme de leite light

Abacaxi grelhado

Abacaxi grelhado

Lembre-se de sempre reservar um período do dia para você, sua mente e sua alma. Não espere seu corpo gritar que você precisa cuidar dele, pois nem sempre você o escutará a tempo. Associar uma alimentação balanceada a exercícios físicos diários, aumenta em muito o resultado.

Exercite-se regularmente

Exercite-se regularmente

Fique atento ao ditado que diz: “Quem não conseguir tempo para cuidar da saúde, terá que arruma-lo para cuidar da doença”. Essas são algumas dicas simples para você fazer uma dieta saudável e saborosa. E não se esqueça: para o seu cérebro, o visual faz toda a diferença. Aproveite!
Nutrição - Samanta Perez 3
*Samanta Corrêa Perez é nutricionista especializada em alimentação balanceada e formulação de dietas com sabor.
Tel: +55 (21) 98386-7777 – samanta.correa.perez@gmail.com
Instagram: @samantacorreaperez

TRANSFORME SUA DIETA EM PRAZER

Paulo Greca

Jornalista especializado em gastronomia e turismo - MTB 42.344/SP - Colunista do Portal R7 - REDE RECORD e das revistas DROPSMAG - COOL MAGAZINE - BRASIL TRAVEL NEWS - TEL: +55 (11) 3042-7333 - MAIL: jornalismo@paulogreca.com.br - INSTAGRAM: @paulogreca

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