TORRES DEL PAINE – CHILE

Trilha de los Caçadores

Embarcado de São Paulo com destino à Santiago, a caminho de Torres del Paine, minha aventura pela Patagônia Chilena foi simplesmente sensacional. Acompanhe!

Lago Nordenskjold

Lago Nordenskjold

Uma ponte de voo local me leva rapidamente a Punta Arenas. Sigo proa sul, a caminho de Puerto Natales para conhecer o incrível Parque Nacional de Torres del Paine e desfrutar de inúmeras belezas da região, numa aventura que compartilho a partir de agora com você, leitor.

Com extensão territorial superior a 1.043.000 Km2, a região da Patagônia abrange a parte meridional da América do sul, faz parte de 2 países – Chile e Argentina – integra a seção sul da Cordilheira dos Andes, se estende do Atlântico ao Pacífico no setor leste–oeste e é, sem sombra de dúvidas, um dos locais mais belos do planeta.

Alvorecer nas Torres del Paine

Alvorecer nas Torres del Paine

O nome “Patagônia” é originário da palavra Patagón, que significa “homens de patas ou pés grandes”, usada nos idos de 1520 pelo expedicionário espanhol Fernão de Magalhães, para descrever o povo nativo daquela região. Os índios eram considerados gigantes, em função de terem altura acima de 1.85m – muito altos, se comparado aos 1.55m de média dos navegadores espanhóis – e também por usarem sapatos de pele de Guanaco e gorros altos, o que lhes conferia a impressão de serem ainda muito maiores.

A temperatura local varia de +10ºC no verão, podendo facilmente passar dos -20ºC no inverno. No setor argentino, a região patagônica abrange as províncias de Neuquén, Rio Negro, Chubut, Santa Cruz e a parte leste da Terra do Fogo. Já a parte chilena integra a Região dos Lagos, Valdívia, Puerto Montt, Chiloé, Asien, Magallanes, a parte oeste da Terra do Fogo e o Cabo Horn. Frente a tantas excelentes opções, fica difícil definir para onde ir e o que fazer, porém, minha escolha para a primeira etapa da viagem foi a visitação ao Parque Nacional Torres del Paine.

Torres del Paine - 003
Localizado na região de Puerto Natales, o local foi fundado na década de 1950 e declarado reserva mundial da biosfera pela UNESCO. Ao longo de seus 242.000 hectares, oferece uma infinidade de passeios com diferentes graus de dificuldade que atendem às necessidades e capacitações de cada um. As excursões são dirigidas por guias especializados, qualificados e com vasto conhecimento do lugar. Podem ser feitas de carro, a cavalo pela estepe, de bicicleta ou mesmo a pé. Dentre elas, selecionei algumas para você escolher, se divertir e aproveitar o que o local tem de melhor a oferecer. Anote!
Torres del Paine - Maciço del Paine 1
CLASSIFICAÇÃO DAS EXPEDIÇÕES
Fácil – Para todas as idades e capacidades.
Média – Requer um nível razoável de boas condições físicas e ausência de problemas de saúde.
Difícil – Apenas para pessoas que se exercitam regularmente e que tem “disposição  de sobra” como item constante no seu dia a dia.

Puerto Natales

Puerto Natales

PASSEIOS IMPERDÍVEIS

SARMIENTO SECRETO – Fácil – Duração: 3.5h

Sarmiento Secreto

Sarmiento Secreto

Começa no extremo ocidental do Lago Sarmiento, a 10 Km da portaria de entrada. Um circuito curto, porém impressionante, te leva ao pitoresco “Paso Puntilla del Lago” – uma estreita faixa de terra situada entre Sarmiento Chico e o Sarmiento Gamboa, com fauna e flora típicas da região, além do Bosque Petrificado e suas formações geológicas muito interessantes, bastante aeradas, formadas por areia e farelo de conchas, que lembram esponjas.

Puma: o dono do pedaço

Puma: o dono do pedaço

No caminho ao azul incrível das águas do lago, é possível encontrar várias ossadas de guanacos e ovelhas, sinal de que o maior predador local – Puma – anda à espreita. Isso não é motivo para pânico, uma vez que esse animal tem hábitos solitários, noturnos, é extremamente tímido, não se sente confortável na presença de humanos e prefere evitar o encontro.

Carcaça de guanaco após encontro com puma

Carcaça de guanaco após encontro com puma

Porém, é imprescindível seguir as orientações dadas pelos guias para que as pessoas fiquem juntas e nunca se afastem do grupo. No caso de um encontro furtivo com um puma, a recomendação é de manter a calma e jamais cercar o animal na tentativa de fazer fotos. Lembre-se que ele é o dono do pedaço e está em sua zona de conforto.

No conforto do lar

No conforto do lar

Nunca corra, pois o puma poderia interpreta-lo como uma provável presa e o alcançaria em questão de segundos! Afaste-se lentamente junto ao grupo e faça bastante barulho, de preferência batendo em algo metálico. Caso haja crianças, as mesmas devem ser colocadas no colo. Ao chegar às margens do lago, é permitido um mergulho nas águas de degelo da montanha. Certamente, uma gélida aventura para poucos corajosos.

MIRADOR CUERNOS – Fácil – Duração: 4h
Torres del Paine - Trilha dos Caçadores
Na Porteria Serrano, você recebe informações oficiais sobre o destino e solicita permissão para realizar as atividades ambientais disponíveis. Há uma maquete do parque, o que facilita bastante a escolha de onde ir. Após ingressar no interior do parque a destino aos Miradores Nordenskjold e Mirador Sarmiento, inicia-se o ponto de partida da clássica caminhada para as Torres del Paine, às margens do Lago Nordenskojld.

Cascata Salto Grande

Cascata Salto Grande

O caminho pitoresco revela belíssimos pontos em meio a vegetação nativa como a Cascata Salto Grande e a vista do Cuernos del Paine, com pontos para observação de mostras geológicas, assim como parada para pic-nic em zona habilitada, com vista deslumbrante para Los Cuernos del Paine, Lago Toro e Campo de Hielos Patagónico Sur.

Cascata Salto Grande

Cascata Salto Grande

CONDORERAS – Média – Duração: 3 a 4h

Condor dos Andes - O senhor dos ares

Condor dos Andes – O senhor dos ares

Acesso de carro por 30 minutos até a Estância Cerro Guido. Saída do ponto inicial da caminhada de 6 Km rumo ao coração da terra do Condor. A plenos pulmões, prepare-se para encarar uma subida a pé em um contraforte de rocha com mais de 500m de altura para contemplar as impressionantes vistas do Maciço del Paine, a Sierra Contreras, o Rio de Las Chinas, a Sierra del Toro e a Sierra del Caçador.

Vista de las Condoreras

Vista de las Condoreras

Apesar do inevitável cansaço ao chegar ao topo, cada gota de suor é compensada pela vista magnífica, assim como a imperdível a oportunidade de poder ver o Condor dos Andes, com seus mais de 3 metros de envergadura de asas, em pleno voo. A descarga de adrenalina fica ainda maior por conta de se caminhar novamente no território do temível puma, predador noturno implacável e terror das ovelhas e guanacos.

Topo de las Condoreras

Topo de las Condoreras

TRILHA DE LOS CAÇADORES – Média – Duração: 4h

Cueva de las Manos

Cueva de las Manos

A caminhada tem início após um curto passeio pela Portería Lago Sarmiento, no lado oriental do Parque Nacional. Este roteiro remete o visitante ao mundo dos caçadores nativos que ocuparam aquela área aproximadamente 6.000 anos atrás.
Torres del Paine - 008
O roteiro inclui visita às cavernas pintadas dos Aonikenk – índios nativos. Ao que parece, em 1520, arqueólogos encontraram provas da presença desses indígenas, primeiros a ocupar esses locais, onde teoricamente foram achados os primeiros restos humanos desta parte do continente, com idade estimada de 11 mil anos. Durante todo o percurso, é possível a observação de animais silvestres.

Guanacos

Guanacos

MIRADOR LAZO – Média – Duração: 2.5h

Estância Lazo

Estância Lazo

O ponto de partida deste roteiro é Estancia Lazo. Uma fazenda aos pés da montanha com criadouro de cavalos, cervejaria artesanal e hospedaria própria. Com caminhadas curtas, porém extenuantes, o passeio engloba vistas panorâmicas que incluem o Maciço del Paine, os Lagos Sarmiento, Nordenskjold e também Laguna Verde.

Estância Lazo

Estância Lazo

Subida a pé por caminhos bastante escarpados até a Sierra del Toro, com passagem por um pequeno bosque – Haya Patagônica – em encostas abertas.

Churrasco de Cordeiro Patagônico

Churrasco de Cordeiro Patagônico

A caminhada é exaustiva, mas a recompensa é garantida já que a volta reserva ao visitante, um delicioso churrasco de cordeiro patagônico regado à cerveja Sierra del Toro, totalmente artesanal, produzida na própria fazenda em quantidades de apenas 40 litros/dia. Uma preciosidade elaborada manualmente pela agrônoma e mestre cervejeira Maria Jose Portales, filha de Jorge Portales, proprietário do local.

Cerveja Sierra del Toro - Apenas 40 litros/dia

Cerveja Sierra del Toro – Apenas 40 litros/dia

MIRADOR GLACIAR GREY – Média – Duração: 6h

Mirador Glaciar Grey - Catamarã

Mirador Glaciar Grey – Catamarã

Começa com um passeio de 30 minutos em um catamarã para cruzar o Lago Pehoé. Partida do lodge Paine Grande, rumo ao norte através de bosques de Lenga e afloramentos rochosos.

Mirador Glaciar Grey

Mirador Glaciar Grey

Mirador Glaciar Grey

Mirador Glaciar Grey

O ponto alto desta excursão é um impressionante mirante de onde o turista pode apreciar o Campo de Gelo Sul da Patagônia, o Lago Grey e os icebergs que flutuam em direção à superfície do lago.

Glaciar Grey

Glaciar Grey

MESETTA VALLE DEL FRANCÉS – Difícil – Duração: 12h

Lago Pehoé

Lago Pehoé

Esse trajeto é feito para aqueles que tem disposição de sobra. Com saída do Parque Nacional, o tour começa com um passeio de barco pelo Lago Pehoé.
Torres del Paine - 004
Após o desembarque, caminhada por um caminho tranquilo e sinuoso com passagem pelo Lago Skottsberg, de onde se contempla o visual do Lago Nordenskojld e dos Cuernos del Paine, para só então chegar ao Acampamento Italiano, no Vale do Francês, para observação do majestoso Glaciar Francês.

CITADELA – Difícil – Duração: 11h

Puente El Negro

Puente El Negro

Rumo ao norte e ao leste do parque Nacional, passagem pela Estância Cerro Guido em rota para a Cordilheira de Baguales. Esta caminhada é difícil e começa na Estância Las Chinas: um rancho que se encontra ao norte de Cerro Guido.

Condor sobrevoa o maciço

Condor sobrevoa o maciço

Com a clássica vista das Torres del Paine, este passeio revela uma região várias vezes descrita, como tendo formações rochosas de outro planeta. Um passeio somente para aqueles que queiram experimentar o mais recôndito da Patagônia.

CHENQUE – Difícil – Duração: 7h.

Estância Lazo

Estância Lazo

Partida da Estância Cerro Guido. Caminhada rumo ao norte com subida constante. O objetivo é atingir o cume do Cerro Guido a 815 metros de altura. Este passeio não só oferece impressionantes vistas panorâmicas do Maciço del Paine, da Sierra Baguales, Lago Sarmiento e arredores, mas também permite que os visitantes penetrem no mundo  dos antigos índios Tehuelches.

Caverna pintada por índios Tehuelches

Caverna pintada por índios Tehuelches

Destaque para o escarpado cume do Cerro Guido, coroado por um túmulo funerário dos índios nativos. Há a possibilidade de se fazer belíssimas cavalgadas, montanhismo, trilha em alta montanha, observação de aves, contemplação de flora, fauna, além de se capturar imagens incríveis. Roteiro excelente para os aficionados por fotografia.

Parque Nacional de Torres del Paine

Parque Nacional de Torres del Paine

ADICIONAIS
Você ainda pode optar por conhecer diversas regiões nos arredores, como por exemplo: Canal de Las Montañas, Cerro Castillo, Circuito Largo Cordillera Paine, Costanera Puerto Natales, Dos Lagunas, Fiordo Calvo, Frigorífico Bories, Glaciar Balmaceda, Golfo Almirante Montt, Lago Balmaceda e Macizo del Paine.
Torres del Paine - Trilha de los Caçadores 1
Imperdíveis: Monumento Natural Cueva del Milodón, Parque Nacional Bernardo O’higgins, Península Antonio Varas, Puerto Natales, Reserva Nacional Alacalufe, Rio Serrano, Seno Última Esperanza, Laguna Verde, Lago Cebolla, Laguna Azul, Mirador Bosquecito, Segunda Barranca e Las Flores.

Lagunas

Lagunas

Uma boa notícia: pessoas portadoras de necessidades especiais podem realizar diversos roteiros numa modalidade chamada “Aventuras en Van”, na qual guias treinados para tal finalidade dão todo o apoio necessário para um passeio agradável e satisfatório.

Boiada patagônica

Boiada patagônica

IMPORTANTE
Lembre-se que você se encontra em um local extremo e qualquer descuido pode ser fatal, portanto, siga rigorosamente todas as normas de segurança, afinal, o melhor de toda a viagem é poder retornar para casa apenas com boas lembranças, certo? Em suas próximas férias, inclua a Patagônia em seu roteiro. Eu recomendo!
Torres del Paine - Maciço del Paine 2

PARA SABER MAIS
[codepeople-post-map] Parque Nacional de Torres del Painehttp://www.conaf.cl/parques/parque-nacional-torres-del-paine/

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/6/b6/8c/paulogreca2/public_html/wp-content/plugins/ultimate-responsive-image-slider/layout.php on line 15

TORRES DEL PAINE – CHILE



Paulo Greca

JORNALISTA ESPECIALIZADO EM GASTRONOMIA E TURISMO - PARCEIRO NO PORTAL DA BAND E COLUNISTA DAS REVISTAS DROPSMAG - MENSCH - COOL MAGAZINE - BRASIL TRAVEL NEWS - VINHO MAGAZINE - MEMBRO OFICIAL DO JÚRI DO CONCOURS MONDIAL DE BRUXELLES / EDIÇÃO BRASIL - MAIL: JORNALISMO@PAULOGRECA.COM.BR

Você pode gostar...