WINGWALKING E ARTE: ALÉM DAS ASAS E DA IMAGINAÇÃO

A WINGWALKER MARTA BOGNAR

IMAGINE VOAR DE PÉ EM CIMA DE UM AVIÃO DURANTE A EXECUÇÃO DE INCRÍVEIS MANOBRAS ACROBÁTICAS. UMA FAÇANHA IMPOSSÍVEL? A RESPOSTA É… NÃO! ISSO É O WINGWALKING!

A ACROBATA EM AÇÃO SOBRE O AVIÃO

A história da origem do wingwalking data do período da 1a guerra mundial, quando um piloto chamado Ormer Locklear teve a ideia de subir na asa de seu avião bimotor durante os treinos na Força Aérea Americana para resolver problemas mecânicos e de reabastecimento em pleno voo. Com o fim da guerra no ano de 1918, muitos dos aviões ficaram obsoletos e alguns pilotos tiveram a ideia de comprá-los a preços extremamente acessíveis, sair pelo país para fazer demonstrações públicas de suas façanhas e assim, ganhar a vida com espetáculos aéreos. Nascia ali, a modalidade esportiva amplamente conhecia ao redor do mundo, porém ainda pouco difundida no Brasil.

MARTA BOGNAR

Foi num show aéreo que tive meu primeiro contato com a acrobata aérea Marta Lucia Bognar e seu companheiro de performance, o Ten Cel Ricardo Beltran Crespo; experiente piloto da Esquadrilha da Fumaça. De aparência serena e fala tranquila, ela remonta sua trajetória como wingwalker ao longo dos anos. Sua carreira começou em 1992 a convite do piloto acrobata João Carlos Stoco, o qual a ensinou os primeiros passos na área da aviação. De lá pra cá, viajou aos EUA, onde se aperfeiçoou com grandes nomes do esporte, tais como Allen Silver e Margareth Stivers, do Silver Wings Flight Team e adquiriu ainda mais conhecimentos sobre aerodinâmica do voo, meteorologia, navegação, mecânica aeronáutica, regulamentos, paraquedismo, entre outros.

PERFORMANCE EM VOO

Basicamente, a performance é realizada com a acrobata em pé, fixada sobre a aeronave e durante o voo são realizadas inúmeras manobras acrobáticas tais como loopings, tuneaus, hammerheads, parafusos, etc. Com mais de 600 voos entre treinamento e shows aéreos ao redor do planeta dependurada nas asas de um avião, Marta Bognar se transformou sem sombra de dúvidas, na maior representante do circo aéreo nacional e é a única especialista dessa de modalidade na América Latina.

A DUPLA ACROBATA: TEN CEL RICARDO CRESPO E MARTA BOGNAR

Sua equipe, enxuta e harmônica é composta por ela, Beltran Crespo (piloto), Luiz Nave (piloto) e alguns amigos apoiadores. Tudo é milimetricamente calculado e exaustivamente ensaiado em solo antes do treino aéreo, uma vez que esse tipo de esporte não permite erros. A bordo do robusto Biplano Militar Treinador Boeing Stearmann 1947, com motor radial de 9 cilindros e 450 hp de potência, a dupla executa manobras de tirar o fôlego dos espectadores, numa performance em que o avião é considerado como o trapézio e a wingwalker, a trapezista.

VOO DE DORSO NO “SHOWCAT”

Quando pergunto sobre o medo, ela explica que ele existe e é o melhor regulador para que a dupla jamais exceda os limites de segurança. Para muitos, essa atividade é considerada como sendo uma coisa impossível, mas para Marta, “impossível é uma questão de opinião” e “a adrenalina é o medo ao meu favor”, afirma.

APRESENTAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

Além de wingwalker, ela ainda ministra palestras sobre segurança em voo, é artista plástica e museóloga, formada pelo NAR (Núcleo de Arte, Conservação e Restauro). Trabalha em seu ateliê de pintura, faz restauração de igrejas e obras de arte e se diverte ao afirmar: “Quando não estou voando no céu, ao menos estou pintando um céu”.

AQUARELA NATURAL

Atualmente, o trabalho em solo da acrobata aérea pode ser visto no Museu Florestal Octávio Vecchi. Marta integra a equipe de Josy Morais e executa um projeto aberto à visitação pública, no qual os restauros executados em obras de arte (telas), podem ser acompanhados ao vivo pelos visitantes. O evento é aberto ao público em todo o último sábado de cada mês, numa iniciativa de parceria entre o Museu de Arte Sacra e o Museu Florestal. Seja no ar ou em terra, Marta proporciona espetáculos exclusivos para seus espectadores. Vale conferir!

PARA SABER MAIS:

Marta Lucia Bognar: +55 (11) 98545-1761 – www.ateliermartabognar.com.br

Paulo Greca

JORNALISTA ESPECIALIZADO EM GASTRONOMIA E TURISMO - Parceiro no Portal BAND.com.br e colunista das revistas DROPSMAG - COOL MAGAZINE - BRASIL TRAVEL NEWS - MAIL: jornalismo@paulogreca.com.br

Você pode gostar...