QUEIJOS E VINHOS

PERFEIÇÃO EM FORMA DE AROMAS E SABORES

VINHOS + QUEIJOS + AMIGOS = EQUAÇÃO PERFEITA
Nossos parceiros em gastronomia e turismo, jornalistas Heitor e Silvia Reali, do Viramundo e Mundovirado, trazem novidades sobre um interessante clube de vinhos para você se deliciar. Confira as dicas e aproveite!

SUA CAIXA SURPRESA COM QUEIJO ARTESANAL E VINHO EXCLUSIVO CHEGOU!

Que amigos nos presenteiam com incontáveis benefícios é algo pra lá de sabido, certo? Recentemente cientistas da Universidade de Dundee, Escócia, comprovaram que amigos também fazem muito bem à saúde. Salutar para os médicos são os polifenóis existentes no vinho tinto que inibem a formação de placas de gordura e que aumentam o colesterol bom.

VINDIMA – ILUSTRAÇÃO DE REALI SERVADEI

Já os psicólogos atestam que tomar vinho regularmente diminui os sintomas da depressão. E, por sua vez nutricionistas confirmam que o vinho consumido moderadamente, acelera o metabolismo e ajuda no controle de peso. Já pensou então se juntarmos amigos e vinho?

CHHERS!

O espírito de “aTábua – clube de queijos e vinhos” é juntar um ou mais amigos e celebrar com uma taça de bom vinho. Quando você se tornar sócio, uma vez por mês, sempre na primeira semana, como num ritual de prazeres, a caixa chega até você. E, melhor, sem ter tido nenhum trabalho, porque afinal, harmonizar vinho com queijo, além de embutidos não é tarefa das mais simples. Os idealizadores de “aTábua” além de orientações dos sommeliers, viajaram muito, planejaram e degustaram muitos itens e combinações até chegar no resultado ideal.

TODA PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DE CADA MÊS UMA DELICIOSA SURPRESA PARA VOCÊ

Vamos começar com os vinhos, mas para não dar spoiler, vou citar apenas alguns: há um tinto elegante, o Gran Reserva chileno de Casas del Toqui feito com a uva Cabernet Sauvigon, de tonalidade intensa vermelho cereja, aromas de baunilha e cacau, taninos suaves.

ILUSTRACÃO DE REALI SERVADEI

Do mesmo produtor há Reserva, um Merlot com notas de tabaco e taninos agradáveis; o rosé Navaldar Rosado produzido em La Rioja – Espanha – de especial coloração rosa, aroma fresco e intenso ou um tinto elaborado de uva Carignan, como o Alma Tierra vindo do Chile, vinho pleno de personalidade, tom escuro, taninos pronunciados, acidez acentuada, e aroma de frutas vermelhas.

AO LADO DE UM BOM VINHO, O QUEIJO É A CHAVE PARA ENTRAR NO MUNDO DAS LIGAÇÕES SABOROSAS

Os queijos que compõem as caixas surpresa foram pinçados entre os produtores mineiros e paulistas. Vale lembrar que o queijo mineiro vem de uma tradição de quase 300 anos. O queijo Boursin feito com leite de ovelha que foi ‘inventado’ na Normandia, França. Para se ter uma ideia, para cada quilo de queijo de ovelha, são necessários 5 litros de leite em comparação aos 10 litros que entram na produção do queijo de vaca. O Boursin tem como característica a cremosidade, o sabor suave, e as bolinhas que flutuam no azeite de oliva temperado com pimenta rosa e ramalhete de ervas do sítio de propriedade Rima em Porto Feliz. Ele combina muito bem com o Navaldar Rosado.

O MIX DE CORES, AROMAS E SABORES AGRADA AOS PALADARES MAIS EXIGENTES

Outro queijo saboroso é o Lua do Bosque feito com leite de vaca e inspirado no clássico Camembert francês. Muito cremoso, suave, e de casca comestível, é produzido na simpática e pitoresca Joanópolis. Cai bem com o Gran Reserva Casas del Toqui. Já o tipo Brie – considerado o ‘rei dos queijos’ – famoso por sua textura aveludada, casca recoberta por mofos brancos, e ser levemente doce e suave, vem da mineira Serra das Antas, e ideal para ser servido com o Reserva do Casas del Toqui que foi refrigerado previamente por duas horas.

HAPPY CHEESE AND WINE DAY

As geleias que fornecem um contraponto doce e agradável aos queijos são todas de produção artesanal brasileira, elaboradas segundo receitas de família, e feitas com frutas frescas ou misturas de espécies de pimentas. E, entre os embutidos podem aparecer o salame tipo chorizo feito com carne suína com toques de pimenta, páprica e alho; o salame misto de carne suína e bovina temperado com vinho, pimentas branca e preta e sementes de coentro que agregam um sabor peculiar, ou ainda a Bresaola com carne seca maturada de dois a três meses.

VINHO FICA MELHOR COM QUEIJO, OU SERÁ O CONTRÁRIO?

A dica também é se abastecer de pães com grãos e sementes, ou torradinhas que ‘limpam’ o paladar servidas com patês delicados ou um chutney de manga, fácil de fazer, servido com uva passa branca e pistaches, que cai bem com o queijo tipo Brie da Serra das Antas.

QUEIJO DE CABRA E VINHO TINTO – COMBINAÇÃO INFALÍVEL

Então, que tal juntar todas as vantagens da boa disposição física fornecidas pelos vinhos, com as delícias do queijo para beber e celebrar os bons sentimentos humanos, entre eles, a amizade? Celebremos, pois!

O QUEIJO É COADJUVANTE OU PROTAGONISTA?

PARA SABER MAIS 
A TÁBUA – www.atabua.com.br
Whatsapp: +55 (11) 97706-4734
Mail: contato@atabua.com.br

Heitor e Silvia Reali

O casal de jornalistas Heitor e Silvia Reali, são parceiros e colaboradores deste caderno de turismo

A ARTISTA

Silvia Reali Servadei – Artista Plástica

As gravuras utilizadas nesta matéria foram, gentilmente cedidas pela artista plástica Reali Sevadei.

CONTATO
Tel
: +55 (11) 99753-5458
www.realiservadei.com.br
Facebook – Reali Servadei

QUEIJOS E VINHOS

FOTOS: Viramundo e Mundovirado

Paulo Greca

JORNALISTA ESPECIALIZADO EM GASTRONOMIA E TURISMO - PARCEIRO NO PORTAL DA BAND E COLUNISTA DAS REVISTAS DROPSMAG - MENSCH - COOL MAGAZINE - BRASIL TRAVEL NEWS - VINHO MAGAZINE - MEMBRO OFICIAL DO JÚRI DO CONCOURS MONDIAL DE BRUXELLES / EDIÇÃO BRASIL - MAIL: JORNALISMO@PAULOGRECA.COM.BR

Você pode gostar...