QUEIJOS E VINHOS

PERFEIÇÃO EM FORMA DE AROMAS E SABORES

VINHOS + QUEIJOS + AMIGOS = EQUAÇÃO PERFEITA
Nossos parceiros em gastronomia e turismo, jornalistas Heitor e Silvia Reali, do Viramundo e Mundovirado, trazem novidades sobre um interessante clube de vinhos para você se deliciar. Confira as dicas e aproveite!

SUA CAIXA SURPRESA COM QUEIJO ARTESANAL E VINHO EXCLUSIVO CHEGOU!

Que amigos nos presenteiam com incontáveis benefícios é algo pra lá de sabido, certo? Recentemente cientistas da Universidade de Dundee, Escócia, comprovaram que amigos também fazem muito bem à saúde. Salutar para os médicos são os polifenóis existentes no vinho tinto que inibem a formação de placas de gordura e que aumentam o colesterol bom.

VINDIMA – ILUSTRAÇÃO DE REALI SERVADEI

Já os psicólogos atestam que tomar vinho regularmente diminui os sintomas da depressão. E, por sua vez nutricionistas confirmam que o vinho consumido moderadamente, acelera o metabolismo e ajuda no controle de peso. Já pensou então se juntarmos amigos e vinho?

CHHERS!

O espírito de “aTábua – clube de queijos e vinhos” é juntar um ou mais amigos e celebrar com uma taça de bom vinho. Quando você se tornar sócio, uma vez por mês, sempre na primeira semana, como num ritual de prazeres, a caixa chega até você. E, melhor, sem ter tido nenhum trabalho, porque afinal, harmonizar vinho com queijo, além de embutidos não é tarefa das mais simples. Os idealizadores de “aTábua” além de orientações dos sommeliers, viajaram muito, planejaram e degustaram muitos itens e combinações até chegar no resultado ideal.

TODA PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DE CADA MÊS UMA DELICIOSA SURPRESA PARA VOCÊ

Vamos começar com os vinhos, mas para não dar spoiler, vou citar apenas alguns: há um tinto elegante, o Gran Reserva chileno de Casas del Toqui feito com a uva Cabernet Sauvigon, de tonalidade intensa vermelho cereja, aromas de baunilha e cacau, taninos suaves.

ILUSTRACÃO DE REALI SERVADEI

Do mesmo produtor há Reserva, um Merlot com notas de tabaco e taninos agradáveis; o rosé Navaldar Rosado produzido em La Rioja – Espanha – de especial coloração rosa, aroma fresco e intenso ou um tinto elaborado de uva Carignan, como o Alma Tierra vindo do Chile, vinho pleno de personalidade, tom escuro, taninos pronunciados, acidez acentuada, e aroma de frutas vermelhas.

AO LADO DE UM BOM VINHO, O QUEIJO É A CHAVE PARA ENTRAR NO MUNDO DAS LIGAÇÕES SABOROSAS

Os queijos que compõem as caixas surpresa foram pinçados entre os produtores mineiros e paulistas. Vale lembrar que o queijo mineiro vem de uma tradição de quase 300 anos. O queijo Boursin feito com leite de ovelha que foi ‘inventado’ na Normandia, França. Para se ter uma ideia, para cada quilo de queijo de ovelha, são necessários 5 litros de leite em comparação aos 10 litros que entram na produção do queijo de vaca. O Boursin tem como característica a cremosidade, o sabor suave, e as bolinhas que flutuam no azeite de oliva temperado com pimenta rosa e ramalhete de ervas do sítio de propriedade Rima em Porto Feliz. Ele combina muito bem com o Navaldar Rosado.

O MIX DE CORES, AROMAS E SABORES AGRADA AOS PALADARES MAIS EXIGENTES

Outro queijo saboroso é o Lua do Bosque feito com leite de vaca e inspirado no clássico Camembert francês. Muito cremoso, suave, e de casca comestível, é produzido na simpática e pitoresca Joanópolis. Cai bem com o Gran Reserva Casas del Toqui. Já o tipo Brie – considerado o ‘rei dos queijos’ – famoso por sua textura aveludada, casca recoberta por mofos brancos, e ser levemente doce e suave, vem da mineira Serra das Antas, e ideal para ser servido com o Reserva do Casas del Toqui que foi refrigerado previamente por duas horas.

HAPPY CHEESE AND WINE DAY

As geleias que fornecem um contraponto doce e agradável aos queijos são todas de produção artesanal brasileira, elaboradas segundo receitas de família, e feitas com frutas frescas ou misturas de espécies de pimentas. E, entre os embutidos podem aparecer o salame tipo chorizo feito com carne suína com toques de pimenta, páprica e alho; o salame misto de carne suína e bovina temperado com vinho, pimentas branca e preta e sementes de coentro que agregam um sabor peculiar, ou ainda a Bresaola com carne seca maturada de dois a três meses.

VINHO FICA MELHOR COM QUEIJO, OU SERÁ O CONTRÁRIO?

A dica também é se abastecer de pães com grãos e sementes, ou torradinhas que ‘limpam’ o paladar servidas com patês delicados ou um chutney de manga, fácil de fazer, servido com uva passa branca e pistaches, que cai bem com o queijo tipo Brie da Serra das Antas.

QUEIJO DE CABRA E VINHO TINTO – COMBINAÇÃO INFALÍVEL

Então, que tal juntar todas as vantagens da boa disposição física fornecidas pelos vinhos, com as delícias do queijo para beber e celebrar os bons sentimentos humanos, entre eles, a amizade? Celebremos, pois!

O QUEIJO É COADJUVANTE OU PROTAGONISTA?

PARA SABER MAIS 
A TÁBUA – www.atabua.com.br
Whatsapp: +55 (11) 97706-4734
Mail: contato@atabua.com.br

Heitor e Silvia Reali

O casal de jornalistas Heitor e Silvia Reali, são parceiros e colaboradores deste caderno de turismo

A ARTISTA

Silvia Reali Servadei – Artista Plástica

As gravuras utilizadas nesta matéria foram, gentilmente cedidas pela artista plástica Reali Sevadei.

CONTATO
Tel
: +55 (11) 99753-5458
www.realiservadei.com.br
Facebook – Reali Servadei

QUEIJOS E VINHOS

Queijo e Vinho - 011
Queijo e Vinho - 017
Ilustração Silvia Reali - 009
Queijo e Vinho - 013
Queijo e Vinho - 014
Queijo e Vinho - 015
Ilustração Silvia Reali - 003
Queijo e Vinho - 012
Queijo e Vinho - 018
Ilustração Silvia Reali - 007
Queijo e Vinho - 010
Queijo e Vinho - 002 - IMG_2847
Queijo e Vinho - 008
Queijo e Vinho - 016
Ilustração Silvia Reali - 001
Queijo e Vinho - 007
Queijo e Vinho - 003 - IMG_2901
Queijo e Vinho - 005 - IMG_1108
Queijo e Vinho - 009
Ilustração Silvia Reali - 008
Queijo e Vinho - 004 - IMG_2910
Queijo e Vinho - 006 - IMG_1617
Queijo e Vinho - 001 - IMG_2918
Ilustração Silvia Reali - 010
Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image... Loading image...

FOTOS: Viramundo e Mundovirado

Paulo Greca

Jornalista especializado em gastronomia e turismo - Parceiro no PORTAL DA BAND e colunista das revistas DROPSMAG - MENSCH - COOL MAGAZINE - BRASIL TRAVEL NEWS - VINHO MAGAZINE - Membro oficial do júri do CONCOURS MONDIAL DE BRUXELLES / EDIÇÃO BRASIL - Mail: jornalismo@paulogreca.com.br

Você pode gostar...