RESTAURANT WEEK 2017
17ª EDIÇÃO DA RESTAURANT WEEK CHEGA AO RIO DE JANEIRO
O evento gastronômico completa 10 anos no Brasil e ocorre no Rio de Janeiro entre os dias 22 de setembro e 15 de outubro com público estimado de 70 mil pessoas
Está de volta o festival gastronômico mais esperado do ano, com sua fórmula de sucesso que perdura há anos e atrai um público cada vez maior e mais fiel. Nessa edição, o evento, que abrange mais de 60 restaurantes do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o tema “Temperos do Quintal”, visando o incentivo aos pequenos produtores locais e chamando a atenção dos comensais da agricultura brasileira com produção familiar.
Com o conceito, a Restaurant Week, que completa 10 anos de Brasil, pretende instigar a criação autoral dos chefs, buscando pratos com ervas, especiarias e sementes, que estão entre os insumos que ressaltam o sabor único dos preparos, com a cara da agricultura do país.
Fernando Reis, realizador do festival no Brasil, celebra esse momento. “Nos consolidamos como o maior festival de gastronomia do País e estamos festejando essa conquista. Conseguimos democratizar a boa culinária na cidade com preços acessíveis e, assim, também movimentamos o setor. Esperamos um público de 70 mil pessoas”, comemora Fernando.
Além das casas participantes dos Menus Week e + Plus, assim como na edição passada, alguns restaurantes vão preparar pratos especiais que prometem proporcionar ao cliente uma experiência extraordinária, na categoria Premium.
O tour gastronômico, que apresenta um excelente custo-benefício, é o momento ideal para o público curtir aquele restaurante que gostaria muito de ir, mas em um período normal fica acima da média financeira. Durante a Restaurant Week o valor é mais atrativo, além dos participantes criarem um menu especial para a ocasião.
Desta forma, renomados chefs são incentivados a destacar os elementos selecionados para compor o menu e citar quais diferenciais este ingrediente representa na criação, em uma linha inédita do evento gastronômico que acontece entre os dias 22 de setembro e 15 de outubro. Além do Rio de Janeiro, o festival também agita outras regiões, como Petrópolis e Teresópolis.
Os donos dos restaurantes também comemoram o evento, fazendo o movimento das casas aumentarem em média 35%, uma ótima oportunidade de negócio.
Essa edição segue o padrão de R$ 43,90 + R$ 1,00 de doação para o Instituto da Criança, total de R$ 44,90 no almoço e R$ 54,90 + R$ 1,00 de doação para o Instituto da Criança, total de R$ 55,90 no jantar, com entrada, prato principal e sobremesa. Nessa edição, o festival vai contar a opção Menu Restaurant Week + Plus, que traz pratos diversificados, com ingredientes selecionados e menus elaborados especialmente pelos chefs. No menu Restaurant Week + Plus, o almoço custa R$55 + R$1,00 de doação, total de R$56, e jantar R$68,00 + R$1,00 de doação, total R$ 69.
Já o Menu Premium, o almoço custa R$68,00 + R$1,00 de doação, total R$69,00, e jantar R$89,00 + R$1,00 de doação, total R$90,00. Como acontece em todas as edições, este R$1,00 é referente à doação a uma instituição de cunho social. A tendência de oferecer diferentes faixas de valores já é utilizada em outras partes do mundo que promovem a Restaurant Week. “O ‘Menu Premium’ permite que mais restaurantes participem do festival e que os clientes desfrutem de opções inusitadas ao longo do festival. Mesmo com ingredientes raros e receitas que teriam maior custo normalmente, as casas adotam três níveis de preços fixos. É mais uma forma de democratizar a gastronomia”, ressalta Fernando.
Cada restaurante participante oferece duas opções de cada item, para que o cliente escolha a de sua preferência. Bebidas, couvert e serviço não estão incluídos no valor.
Fernando Reis ainda afirma que “o evento é uma ótima oportunidade para reunir amigos e família ao redor da boa gastronomia e um grande facilitador em tempos de crise econômica, afinal, o público sabe o valor exato que vai pagar, além de ser uma chance de conhecer um restaurante novo por uma quantia mais em conta”.
A Rio Restaurant Week conta com parceiros de peso para fazer desta festa ainda mais especial. O evento é apresentado pela 99, empresa de mobilidade urbana, que oferece um desconto de R$ 15 reais para usuários novos na primeira corrida com o cupom RWRJ. A cervejaria Petra será a oficial do evento com um menu de Cerveja Especiais, uma linha de cervejas artesanais puro malte para harmonizar com os pratos.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Como de costume, a responsabilidade social é uma das marcas da Restaurant Week. O evento promove incentivo social que, nesta edição, é direcionado ao Instituto da Criança – organização sem fins lucrativos que realiza programas de educação e atua como incubadora social para novos programas e instituições desde 1994 – com a contribuição adicional de R$ 1,00 na conta. A doação é opcional e o valor é acrescido à conta final do cliente.
O total arrecadado contribui com o desenvolvimento social de milhares de crianças carentes, instigando objetivos, transformações e realizando sonhos.
PRATICIDADE ONLINE
A exemplo das edições passadas, o público terá à disposição o serviço de reservas online, realizado de maneira rápida e simples por meio do site www.restaurantweek.com.br, para, assim, poder se organizar com antecedência e aproveitar sua experiência ao máximo. A plataforma é gerenciada pela The Fork, empresa especializada em reservas online do grupo TripAdvisor, o que garante segurança e tranquilidade. Nos restaurantes que oferecem Menu Premium a reserva é obrigatória. A Restaurant Week conta também com o aplicativo para Android e iOS (Restaurant Week Brasil). Ademais, os internautas interessados terão acesso às informações do evento, novidades, dicas e pratos, através das redes sociais da Restaurant Week (Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e Google plus).
SOBRE A RESTAURANT WEEK
Nascido em Nova York, o festival gastronômico que vem sendo realizado há duas décadas, em mais de trinta cidades ao redor do mundo, se tornou um dos mais conceituados e festejados eventos internacionais. A primeira versão brasileira aconteceu em São Paulo, em 2007. Não por acaso, continua deslanchando no país, prestigiando principalmente as áreas de gastronomia e turismo. Os resultados ligados ao consumo, rentabilidade ao comércio e movimento da cidade se mantiveram com sucesso, sem deixar a desejar. A Restaurant Week é a oportunidade perfeita para reunir grandes grupos de amigos e conhecer os melhores restaurantes da cidade.
Mais informações e a lista completa dos participantes, cardápios e serviços podem ser encontrados no site oficial: www.restaurantweek.com.br
SERVIÇO
17ª edição Rio Restaurant Week
Data: 22 de setembro a 15 de outubro
Valor: R$ 43,90 + R$ 1,00 de doação para o Instituto da Criança, total R$ 44,90 no almoço, e R$ 54,90 + R$ 1,00 de doação para o Instituto da Criança, total R$ 55,90 no jantar.
Menu Restaurant Week + Plus: o almoço custa R$55 + R$1,00 de doação, total de R$56, e jantar R$68 + R$1,00 de doação, total R$ 69.
Rio Premium – 1ª Edição: o almoço custa R$68 + R$1,00 de doação, total de R$69, e jantar R$89 + R$1,00 de doação, total R$ 90.
CONTATOS COM A IMPRENSA
Erika Datz / Vitória Moraes
DATZ – Inteligência em Comunicação – Assessoria de Imprensa, Marketing e Negócios
Tel RJ: (21) 3875.3372 / (21)3522-1461 / (21)3185-9288
Celular: (21) 99189.6760
Site: www.datzcomunicacao.com
Email: erika@datzcomunicacao.com / gastronomia@datzcomunicação.com