LOS CAMINOS DE LA RIOJA
Embarque comigo numa viagem inesquecível para desfrutar dos encantos da Rioja; uma das regiões mais tradicionais da Espanha.
Localizada entre a Sierra de Cantabria e a Sierra de la Demanda, em um vale cortado pelo rio Ebro por toda sua extensão, la Rioja é sem dúvida um dos mais belos locais da Espanha. A proteção natural contra os gélidos ventos do norte feita pelo Maciço dos Pirineus e o recebimento de massas de ar quente provenientes do Mediterrâneo, produzem um microclima excepcional que, associado ao tipo de solo da região, favorece condições perfeitas para a elaboração de alguns dos vinhos mais espetaculares do planeta.
Mas não só nos vinhos se encontra a magia do lugar. Percorrer alguns de seus 174 municípios distribuídos ao longo do território de 5.045 Km2 proporciona ao turista experiências inesquecíveis, algumas das quais compartilho agora com você, leitor.
Uma boa pedida é hospedar-se em Logroño, principal centro urbano da região e ponto de partida para qualquer local que se deseje visitar. Opte em ficar no centro, pois desta forma você poderá fazer a maioria das coisas a pé, já que o agito da cidade está nas calles (ruas) locais com uma infinidade de taperias, bares, restaurantes e bodeguitas para você petiscar, tomar algumas copas de vino e conhecer um pouco sobre os costumes e tradições espanholas. Aqui vão algumas dicas de locais na cidade que você não pode deixar de conhecer:
CALLE DE LAUREL – CASCO ANTÍGUO
Agito e diversão garantida são apenas alguns dos itens encontrados na calle mais famosa da cidade. Lá e em outras vielas do entorno, você experimenta das mais variadas delícias da gastronomia popular espanhola.
Pinchos (espetinhos) de Champi, Chorizo, Jamón, Setas a La Plancha, Pimientos Rellenos, Las Papas Bravas e uma infinidade de outros Bocadillos, acompanhados por uma pequena taça de vinho, a preços extremamente convidativos (1 a 2 euros) são algumas das delícias encontradas por lá.
CENTRO DE LA CULTURA DE LA RIOJA (C.C.R)
A restauração das ruínas de uma das obras urbanas de maior carga simbólica local do período renascentista – El Palacio de los Yanguas – resultou numa impactante edificação que mescla a antiguidade e tradição do fim do século 17 com a modernidade e tecnologia de ponta do século 21. O C.C.R é a resultante de um projeto, o qual engloba um espaço público com wine bar, restaurantes, centro de exposições e loja de vinhos com Denominación de Origem Calificada de la Rioja.
No teto se exibem filmes sobre a história e cultura do vinho. Está localizado na calle Vieja – 1a rua construída na cidade – que faz parte da rota do Caminho de Santiago e na qual você ainda encontra em frente ao edifício, a primeira vinícola existente na Rioja – Bodegas Dorada – datada do ano de 1555.
GALERIA MARTINEZ GLERA – VINOS & ACEITE CON ARTE
O proprietário Enrique Martínez Glera inova o mundo das artes e cultura com um projeto curioso e arrojado, no qual reúne em sua Galeria Vitrine, obras de arte assinadas por artistas mundialmente conhecidos, estampadas nas caixas de azeites e vinhos das mais expressivas bodegas riojanas. O conceito do projeto está em se fazer lembrar o vinho tomado, pois segundo ele, “el vino se vai, pero la arte permanece”, afirma.
AROUND
Você não precisa ir muito longe para desfrutar das mais variadas opções de lazer, cultura, esportes e gastronomia na Rioja. Opte em fazer passeios pelos arredores da cidade, em distâncias curtas – de até 50Km – pois isso é o suficiente para que você não perca muito tempo se deslocando de um lugar a outro e desta maneira, possa aumentar a quantidade de lugares que deseja visitar.
Aqui vão algumas dicas de lugares simplesmente imperdíveis e de fácil acesso. Anote!
MUSEO DE LA CULTURA DEL VINO – BRIONES
Com projeto executado pelo arquiteto espanhol, Jesus Marino Pascual, o museu é um marco no desenvolvimento cultural e turístico da região, já que sua inauguração – no ano de 2004 – modificou e ampliou todo o sistema turístico e sócio econômico local, com um aumento expressivo de visitantes – mais de 160.000 ao ano – vindos de todas as partes do mundo.
Ao longo de seus 5.500m2 divididos em seis salas, são encontradas manifestações culturais e mundiais do vinho desde 8.000 AC até os atuais aparatos tecnológicos de última geração, utilizados para a elaboração dessa milenar bebida.
O Museo de la Cultura del Vino é considerado pela Organização Mundial de Turismo da ONU, como o melhor e mais completo museu vitivinícola do mundo. Vale lembrar que todo seu acervo pertence ao proprietário do local, Pedro Vivanco, que por mais de 45 anos, percorreu o mundo em pesquisa, busca e compra de milhares de objetos que contam a história do vinho ao longo das civilizações.
Uma curiosidade: os jardins da entrada do museu abrigam 200 espécies diferentes de parreiras devidamente identificadas, o que facilita ao turista conhecer de perto a diferença entre as uvas e os produtos elaborados a partir de cada uma delas.
SAN VICENTE DE LA SONCIERRA
Em meio ao nada, você encontra vestígios de um parreiral milenar, o qual em seu entorno, possui um sitio arqueológico com diversos itens do cultivo de vinho, tais como ferramentas supostamente utilizadas pelos povos primitivos que habitaram aquela região nos idos do quinto milênio AC.
CIUDAD HISTÓRICA DE LA GUARDIA
Delicie-se em um passeio por entre as muralhas da antiga Fortaleza de La Guardia, seus pitorescos restaurantes e o Mirante de Santa Maria de Los Reyes, de onde se pode avistar toda a região de Álava – País Basco, assim como a imponente ponte medieval que atravessa o rio Ebro.
MARQUES DE RISCAL – ELCIEGO
Em Elciego, a visita ao hotel da Bodega Marques de Riscal se torna parte obrigatória do roteiro, uma vez que o visitante provavelmente não irá encontrar em qualquer outro lugar do planeta, edificação mais psicodélica como a então desenhada pelo arquiteto Frank O.Gehry – o mesmo autor do projeto do Museo Guggenhein, em Bilbao.
SANTO DOMINGO DE LA CALZADA
O local é parte integrante do Caminho de Santiago e ponto de parada obrigatória dos peregrinos de várias nacionalidades que fazem a rota sagrada, inclusive brasileiros, como a dupla brazuca Gerson Mainardi e Alexandre Fagundes que realizam a viagem de mais de 800 Km em suas fiéis e resistentes bicicletas.
BODEGAS LOCAIS
Os vinhos produzidos na Rioja são elaborados a partir das castas tintas Tempranillo, Garnacha Tinta, Mazuelo e Graciano, assim como das castas brancas Viura, Malvasia, Granacha Branca e a novidade em fase de experimentação, Tempranillo Branco. Em hipótese alguma deixe de conhecer algumas das bodegas mais emblemáticas da Espanha, dentre as quais:
LOPEZ DE HEREDIA – VIÑA TONDONIA – HARO
A impressionante vinícola inaugurada no ano de 1877 teve suas imensas caves escavadas na rocha à base da picareta e ainda se mantém a mesma tradição ancestral na produção de seus vinhos.
É lá que se encontra o Cemitério de los Vinos, o qual abriga amostras de safras sequenciais, datadas do ano de 1884 até os dias de hoje. A visitação ao cemitério dos vinhos da adega particular da família é um privilégio concedido a muito poucos. (www.lopezdeheredia.com).
SEÑORIO DE SAN VICENTE – EGUREN – SAN VICENTE DE LA SONCIERRA
Sob o comando do enólogo e agrônomo Marcos Eguren, a 5a geração da família produz vinhos exclusivamente biodinâmicos e com agricultura totalmente manual, de castas 100% Tempranillo (www.eguren.com).
DARIEN
Nela se encontra o ápice da modernidade, tecnologia e arrojo arquitetônico por parte de seus construtores. O contraponto ao tradicionalismo regional, expressa paridade a seus vizinhos produtores, traduzida na excelente qualidade de seus vinhos (www.darien.es).
NÃO DEIXE DE VISITAR – BODEGAS
As bodegas Roda – Vivanco – Finca de los Arandinos – Valenciso – Miguel Merino – La Rioja Alta – Abel Mendoza, são apenas algumas, entre tantas outras que valem ser visitadas e podem ser encontradas facilmente por acesso ao Buscador de Bodegas de la Rioja no endereço: www.lariojaturismo.com/buscador
Além das novidades de mercado, confira também as antigas vinícolas que fizeram a história e tradição da Rioja, entre as quais, Reja Dorada – a número 1 na região.
Confira também a centenária Viña Pomal, uma das que também contam a história dos primórdios da vinicultura local.
PELOS CÉUS DE LA RIOJA
Os entusiastas do voo silencioso podem se deliciar numa aventura pelos ares e fazer um passeio de balão para contemplar lá do alto, a paisagem repleta de vinhedos, castelos e cidades medievais espalhadas ao longo da Rioja (www.zaporeaz.com/rotas/ruta-la-rioja).
Além de tudo isso ainda existem inúmeras opções de turismo desportivo com passeios de bicicleta, cavalgada, rapel, voo de parapente, golf, esqui, esportes náuticos e visita a caves subterrâneas.
Para quem gosta de programação, há passeios com roteiros pré estabelecidos, tais como Las Rutas: Del Românico – De Los Dinossauros – Con Niños – Los Castillos – Del Vino y la Gastronomia – El Valle del Cidacos – Monastérios de la Rioja – Paisages Y Natureza Activa – El Camino de Santiago, entre muitas outros que sem dúvida alguma irão se encaixar no seu perfi, seja ele qual for. Que tengas una buenissima viagem. Bienvenido a la Rioja! Desfrute-la!
ONDE COMER
Venta Moncalvillo
Estrelado no Guia Michelin e comandado pelos irmãos Ignácio e Carlos Echapresto (chef e sommelier respectivamente), está situado na pitoresca região de Daroca de la Rioja, na qual vivem apenas – pasmem – 24 habitantes. Adega com 600 rótulos internacionais escolhidos a dedo para o deleite dos habitués (www.ventamoncalvillo.com)
Parador Del Turismo
Hotel e restaurante situado na rota do Camino de Santiago, em Santo Domingo de la Calzada. Gastronomia internacional regada a excelente carta de vinhos (www.parador.es)
Terete
Situado na província de Haro, este tradicional restaurante de comida típica espanhola é especializado em cordeiro assado na brasa. Carta de vinhos enxuta com destaques para seus rótulos de produção própria (www.terete.es).
Las Cubanas
Situado em Logroño, tem foco na gastronomia riojana contemporânea. O nome Las Cubanas se deve apenas ao fato das 3 filhas de seus proprietários (espanhóis) terem nascido em Cuba e os clientes apelidarem o local como “El restaurante de las chicas cubanas” (www.lascubanas.net).
ONDE FICAR
Hotel Carlton Rioja – Logroño
Localizado no centro da cidade e bem próximo ao agito local, é ponto de partida facilitado para qualquer lugar na Rioja. Confortável e com bom restaurante de gastronomia internacional (www.pretur.es).
PARA SABER MAIS
Galeria Martinez Glera – www.galeriamartinezglera.com
Arquitetura Jesus Marino Pascual – www.jmarinopascual.com
Museo de la Cultura del Vino – www.vivancoculturadevino.es
COMO IR
Acesse: www.lariojaturismo.com
[codepeople-post-map]
RIOJA – ESPANHA