BISTRÔ DA ONÇA (BA)

Parrilada

O Bistrô da Onça é um restaurante orgânico-vegetariano localizado em Palmeiras, na região da Chapada Diamantina. Além da gastronomia, os chefes proprietários Jeff Somaio e Carlos Uanini desenvolvem ativamente a sustentabilidade local com  foco em bio arquitetura, tratamento de água, armazenamento de energia, reciclagem de lixo, entre outros tópicos.

Invisível

A casa é uma eco construção de adobe (feita com barro do local), pedra (do próprio terreno), coberta por um telhado verde que se combina com as cores e as texturas da paisagem. Lá dentro, a aventura gastronômica é dada com um menu de 5 etapas, composto de aperitivo, salada, sopa, prato principal, sobremesa e chá frio.

Gazpacho

O cardápio varia de acordo com a produção retirada da horta, já que tudo é absolutamente fresco e colhido pouco antes de ser preparado e servido. É possível desfrutar de delícias como a entrada de Gazpacho, um tipo de sopa fria espanhola de tomates frescos, pimentão e cebola verde ou então,a salada Coleslaw, com repolho, vegetais e maionese de semente de girassol.

Dakos

Na sequência, Dakos: prato grego com pão torrado de cevadinha, tomate fresco, queijo feta, azeitonas pretas, orégano e azeite de oliva. Há também o Falafel Wrap: bolinhos de grão de bico com molho tahine e iogurte, envoltos em pão chapati integral.

Falafel Wrap

Para sobremesa, Torta de Banana com nozes e chocolate – ou na versão com frutos secos e doce de leite. Você encontra ainda um pequeno empório com queijos, geleias, compotas, vinagre de abacaxi, doces, pães de fermentação natural e uma mini adega com 10 rótulos de vinhos.

Torta de Banana

Para os mais aventureiros, há logo pela manhã a opção de fazer a Trilha 1.700 – um passeio aventura com duração de 6 horas – que leva você a 1.700m de altura, no Mirante do Parque situado no topo do Pico do Esbarrancado, de onde é possível vislumbrar do alto as belezas da região numa visão de 360 graus.

Vista do Pai Inácio

Podem ser observados o Morro do Camelo, a Serra do Barbado, o Morro Branco do Capão, entre outros. Ter boa resistência física e bastante disposição é o necessário para essa empreitada. Apesar de ser servido um lanche reforçado no decorrer do percurso, é recomendável levar uma pequena mochila com água, barrinhas de cereais, assim como protetor solar óculos de sol e boné.

Poço Encantado

Na volta do passeio ao final do dia, os integrantes são recepcionados no bistrô para o jantar de encerramento (realizado apenas nos dias de passeio).

Quintal Orgânico

Dispõe de wi-fi grátis, cobra taxa de rolha, não possui acesso ou banheiro adaptado a cadeirantes, abre apenas no almoço – exceto em dias de trilha. É pet friendly – sob consulta – na área externa. É imprescindível fazer reserva devido à capacidade de atendimento ser restrita a 20 lugares. Vale a visita!

Varal de Massas

Estrada Palmeiras – Mucugê S/N – Tel (APENAS WHATSAPP): +55 (75) 99130-1745 – www.bistrodaonca.com

BISTRÔ DA ONÇA (BA)

Paulo Greca

Jornalista especializado em gastronomia e turismo - Parceiro no PORTAL DA BAND e colunista das revistas DROPSMAG - MENSCH - COOL MAGAZINE - BRASIL TRAVEL NEWS - VINHO MAGAZINE - Membro oficial do júri do CONCOURS MONDIAL DE BRUXELLES / EDIÇÃO BRASIL - Mail: jornalismo@paulogreca.com.br

Você pode gostar...